Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12541

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciências Exatas e da Terra
Setor Departamento de Física
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Juliano Nunes Martins
Orientador APARECIDA DE FATIMA ANDRADE DA SILVA
Título As experiências de um residente do curso de Licenciatura em Física no CAP-Coluni
Resumo O Programa de Residência Pedagógica, CAPES-UFV, tem como função inserir estudantes de cursos de Licenciaturas em ambientes escolares, com o objetivo de proporcionar vivências aos mesmos quanto a todas as etapas reais do processo de ensino que acontecem nestes ambientes. E, assim, aprimorar a formação de professores em nível nacional.
A minha experiência com o ensino de Física tem sido muito enriquecedora por meio da disciplina de Estagio Supervisionado do curso de Licenciatura em Física e, em seguida, com o Programa de Residência Pedagógica, de maneira que eu tive diversas experiências muito significativas no ambiente escolar. É inegável que o Cap-Coluni é uma escola que apresenta ótimos resultados, estando há vários anos classificada como a melhor escola do Brasil, de maneira que me proporcionou muitas experiências durante a minha formação e, possibilita também importantes oportunidades para todos os estagiários que lá realizam seus estágios durante as disciplinas voltadas a formação inicial de professores, favorecendo assim um grande crescimento do futuro profissional da área de Educação.
Uma das atividades mais memoráveis que tive o prazer de vivenciar na escola, foi o acompanhamento das aulas experimentais, trabalho este que envolve a participação ativa do estagiário durante a aula em situação de co-regência; bem como vivenciar, em primeira mão, as dúvidas frequentes dos alunos, perceber caminhos possíveis para ministrar aulas teóricas, além das dificuldades que o professor encontra em ensinar Ciências para seus alunos. E estas experiências são importantes no sentido de que favorecem a construção de outra visão da prática didático-pedagógica docente além das teorias estudadas durante as disciplinas no curso de Licenciatura de Física da UFV.
Durante o acompanhamento da aula experimental foi possível observar que os experimentos usados em sala de aula não auxiliavam o aprendizado de física por parte dos alunos, talvez pelo método que a escola utiliza, de “aulas roteirizadas”, onde tudo que o aluno tem que fazer já foi predefinido, e observar isto em primeira mão me ajudou a ter certeza de que pretendo utilizar o método de ensino por investigação durante a minha carreira no magistrado.
Desta forma o Programa de Residência Pedagógica tem contribuído de forma ímpar para a minha formação como futuro professor de Física, pois, as vivências no Colégio CAp-COLUNI tem sido muito significativas para a minha formação docente e, ao perceber que acompanhar ótimos professores em ação posso aprender muito com eles e, consequentemente, construir a minha própria visão do trabalho como professor e selecionar aspectos mais significativos para a minha vida profissional, construindo assim a minha identidade docente.
Palavras-chave Residencia Pedagógica, Ensino de Física, Formação do Professor.
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,67 segundos.