ISSN | 2237-9045 |
---|---|
Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Extensão |
Área de conhecimento | Ciências Exatas e Tecnológicas |
Área temática | Ciências Exatas e da Terra |
Setor | Departamento de Física |
Bolsa | Outros |
Conclusão de bolsa | Não |
Apoio financeiro | Outros |
Primeiro autor | Juliano Nunes Martins |
Orientador | APARECIDA DE FATIMA ANDRADE DA SILVA |
Título | As experiências de um residente do curso de Licenciatura em Física no CAP-Coluni |
Resumo | O Programa de Residência Pedagógica, CAPES-UFV, tem como função inserir estudantes de cursos de Licenciaturas em ambientes escolares, com o objetivo de proporcionar vivências aos mesmos quanto a todas as etapas reais do processo de ensino que acontecem nestes ambientes. E, assim, aprimorar a formação de professores em nível nacional. A minha experiência com o ensino de Física tem sido muito enriquecedora por meio da disciplina de Estagio Supervisionado do curso de Licenciatura em Física e, em seguida, com o Programa de Residência Pedagógica, de maneira que eu tive diversas experiências muito significativas no ambiente escolar. É inegável que o Cap-Coluni é uma escola que apresenta ótimos resultados, estando há vários anos classificada como a melhor escola do Brasil, de maneira que me proporcionou muitas experiências durante a minha formação e, possibilita também importantes oportunidades para todos os estagiários que lá realizam seus estágios durante as disciplinas voltadas a formação inicial de professores, favorecendo assim um grande crescimento do futuro profissional da área de Educação. Uma das atividades mais memoráveis que tive o prazer de vivenciar na escola, foi o acompanhamento das aulas experimentais, trabalho este que envolve a participação ativa do estagiário durante a aula em situação de co-regência; bem como vivenciar, em primeira mão, as dúvidas frequentes dos alunos, perceber caminhos possíveis para ministrar aulas teóricas, além das dificuldades que o professor encontra em ensinar Ciências para seus alunos. E estas experiências são importantes no sentido de que favorecem a construção de outra visão da prática didático-pedagógica docente além das teorias estudadas durante as disciplinas no curso de Licenciatura de Física da UFV. Durante o acompanhamento da aula experimental foi possível observar que os experimentos usados em sala de aula não auxiliavam o aprendizado de física por parte dos alunos, talvez pelo método que a escola utiliza, de “aulas roteirizadas”, onde tudo que o aluno tem que fazer já foi predefinido, e observar isto em primeira mão me ajudou a ter certeza de que pretendo utilizar o método de ensino por investigação durante a minha carreira no magistrado. Desta forma o Programa de Residência Pedagógica tem contribuído de forma ímpar para a minha formação como futuro professor de Física, pois, as vivências no Colégio CAp-COLUNI tem sido muito significativas para a minha formação docente e, ao perceber que acompanhar ótimos professores em ação posso aprender muito com eles e, consequentemente, construir a minha própria visão do trabalho como professor e selecionar aspectos mais significativos para a minha vida profissional, construindo assim a minha identidade docente. |
Palavras-chave | Residencia Pedagógica, Ensino de Física, Formação do Professor. |
Forma de apresentação..... | Oral |