Resumo |
A necessidade da formação contínua para os professores se dá pelas constantes mudanças das concepções educacionais ao longo dos anos, que exigem do profissional educador se atualizar cada vez mais, buscando articular seus conhecimentos teóricos e práticos. Nesse contexto, destaca-se a importância da formação continuada e em serviço para esses profissionais, onde a mesma está diretamente relacionada à qualidade da educação. Assim, este estudo teve como objetivo geral analisar como ocorre o processo de formação continuada e em serviço dos professores do Ensino Fundamental nas diferentes redes de ensino em Ubá -MG. Tratou, especificamente, de verificar quais as oportunidades de formação viabilizadas pelas instituições em que atuam; investigar como vem ocorrendo a participação destes profissionais, considerando a relevância atribuída pelos mesmos em cursos ou programas de formação continuada; identificar as dificuldades encontradas por eles para dar continuidade à sua formação. Esta pesquisa identifica-se com a abordagem qualitativa, uma vez que lida com a interpretação subjetiva dos dados coletados, realizando análises. Foi utilizado o questionário como instrumento metodológico para coleta de dados, direcionado a 3 coordenadores pedagógicos e 18 professores, sendo 6 (seis) da rede de ensino estadual, 6 (seis) da rede municipal e 9 (nove) da rede privada do município de Ubá, Minas Gerais. Os resultados encontrados indicam que para atingir uma formação continuada eficaz e consequentemente a melhoria na qualidade educacional, os professores necessitam de um melhor entendimento sobre qual o papel da formação continuada para eles no sentido de contribuir para sua prática de sala de aula, com o corpo docente, com a instituição e com a educação. Ambos os profissionais afirmam que os cursos, via de regra, são diretamente relacionados às suas práticas diárias, relacionados às dificuldade que enfrentam. É importante, no entanto, destacar que em algumas instituições acontecem momentos para a troca de experiência, seja ela semanalmente ou até mesmo trimestralmente. Constatou-se que a formação continuada não acontece somente em cursos, palestras, seminários e/ou cursos de pós-graduação, tal formação acontece também em serviço, nas trocas de experiências entre os professores, sendo o coordenador um importante agente nesse processo. |