ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Ensino |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Ciências Humanas |
Setor | Departamento de Economia Doméstica |
Bolsa | PIBID |
Conclusão de bolsa | Não |
Primeiro autor | Thaís Silva de Azevêdo |
Orientador | MARIA DE LOURDES MATTOS BARRETO |
Título | Pesquisar, Estudar e Refletir a Própria Prática. A construção da Identidade Docente num projeto de formação inicial e continuada de estudantes de Educação Infantil. Minhas primeiras experiências na relação Universidade-Escola. O caso do PIBID/UFV |
Resumo | O trabalho "Pesquisar, Estudar e Refletir a Própria Prática” está associado ao primeiro contato com as atividades do PIBID/UFV- Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência na área de Educação Infantil. Essa aproximação dos alunos de licenciatura de diferentes cursos nos permite atuar como docentes e também observar a prática pedagógica dos professores e supervisores, aperfeiçoando as nossas compreensões dos aspectos que permeiam uma rotina escolar. O referido trabalho tem como objetivo conhecer as mudanças que estão ocorrendo com a intervenção pedagógica do PIBID por meio das reflexões das nossas próprias práticas. O mesmo fará uso de uma dinâmica que visa fomentar diálogos com esses elementos, tendo como base uma ligação com os planejamentos coletivos, os estudos, palestras com professores, seminários e formação cultural, que será de extrema importância no início da graduação, além de trazer consigo observações e métodos de intervenções para serem aplicados nas escolas, que ressaltam em discussões com grupos, fundando-se nas identificações de situações que são preocupantes. A metodologia aplicada teve como embasamento princípios da pesquisa e de nossas experiências inicias para refletir sobre a própria prática com base em ações pensadas e realizadas de forma coletiva. O resultado dessa pesquisa visa proporcionar uma oportunidade de se conhecer melhor a relação professor aluno, contribuindo para a formação e para inteirá-los sobre os desafios da profissão, trabalhando com os professores novas saídas para despertar o interesse do aluno ao ensino. O processo colaborativo irá facilitar significamente o decurso da investigação e intervenção, estimulando a prática reflexiva e auxiliando na construção da prática docente. Podemos concluir que essa pesquisa se revela essencial tanto para o processo de formação inicial de professores, como também professores em formação continuada, para que juntos em um processo colaborativo possam pensar e repensar a prática pedagógica. |
Palavras-chave | Formação Inicial, Pesquisa- Ação, Identidade Docente |
Forma de apresentação..... | Painel |