Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12534

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Economia Doméstica
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Thaís Silva de Azevêdo
Orientador MARIA DE LOURDES MATTOS BARRETO
Título Pesquisar, Estudar e Refletir a Própria Prática. A construção da Identidade Docente num projeto de formação inicial e continuada de estudantes de Educação Infantil. Minhas primeiras experiências na relação Universidade-Escola. O caso do PIBID/UFV
Resumo O trabalho "Pesquisar, Estudar e Refletir a Própria Prática” está associado ao primeiro contato com as atividades do PIBID/UFV- Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência na área de Educação Infantil. Essa aproximação dos alunos de licenciatura de diferentes cursos nos permite atuar como docentes e também observar a prática pedagógica dos professores e supervisores, aperfeiçoando as nossas compreensões dos aspectos que permeiam uma rotina escolar.
O referido trabalho tem como objetivo conhecer as mudanças que estão ocorrendo com a intervenção pedagógica do PIBID por meio das reflexões das nossas próprias práticas. O mesmo fará uso de uma dinâmica que visa fomentar diálogos com esses elementos, tendo como base uma ligação com os planejamentos coletivos, os estudos, palestras com professores, seminários e formação cultural, que será de extrema importância no início da graduação, além de trazer consigo observações e métodos de intervenções para serem aplicados nas escolas, que ressaltam em discussões com grupos, fundando-se nas identificações de situações que são preocupantes.
A metodologia aplicada teve como embasamento princípios da pesquisa e de nossas experiências inicias para refletir sobre a própria prática com base em ações pensadas e realizadas de forma coletiva.
O resultado dessa pesquisa visa proporcionar uma oportunidade de se conhecer melhor a relação professor aluno, contribuindo para a formação e para inteirá-los sobre os desafios da profissão, trabalhando com os professores novas saídas para despertar o interesse do aluno ao ensino. O processo colaborativo irá facilitar significamente o decurso da investigação e intervenção, estimulando a prática reflexiva e auxiliando na construção da prática docente.
Podemos concluir que essa pesquisa se revela essencial tanto para o processo de formação inicial de professores, como também professores em formação continuada, para que juntos em um processo colaborativo possam pensar e repensar a prática pedagógica.
Palavras-chave Formação Inicial, Pesquisa- Ação, Identidade Docente
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,68 segundos.