Resumo |
Nos últimos anos, principalmente durante os anos 2000 notamos um aumento nas pesquisas que possuem como objeto de estudo a formação de professores, sobretudo a formação de professores universitários. Observar a participação de graduandos em diversas atividades extracurriculares, no âmbito da pesquisa, do ensino e da extensão, bem como notar que diversos estudantes egressos encaminham sua profissão para o exercício da docência é o que despertou nossa atenção em investigar quais atividades proporcionadas aos estudantes no decorrer da graduação podem influenciar a escolha pela carreira docente. Enquanto estudante do curso de Administração da Universidade Federal de Viçosa, observa-se diversas atividades extracurriculares que o discente pode desenvolver, como: PET (programa de Educação Tutorial), Iniciação Cientifica, Estágio, Monitoria, Projetos de Extensão, Movimento Empresa Júnior, dentre outras possibilidades de atividades que buscam complementar a formação do universitário. Assim, diante do interesse em investigar a relação entre as experiências acadêmicas e a opção pelo exercício profissional da docência, a presente pesquisa objetivou investigar a trajetória acadêmica universitária de estudantes egressos da pós-graduação em administração da Universidade Federal de Viçosa buscando compreender a sua relação com a atuação profissional acadêmica. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa de caráter descritivo. Através da pesquisa bibliográfica foi construído um referencial teórico com os principais estudos relacionados ao tema abordado. A coleta dos dados foi feita através de questionários elaborados na plataforma google forms. Em relação ao curso de graduação dos pós-graduandos entrevistados destacamos a presença majoritária de 3 cursos, sendo eles: Administração com 33 respostas, Ciências Contábeis com 14 respostas e Cooperativismo com 5 respostas. Em relação a continuidade na formação acadêmica obtivemos em maior número respostas negativas. Cerca de 60% dos pós-graduandos não dão continuidade no doutorado. Separamos em 3 categorias os principais fatores que motivaram a desistência dos entrevistados em dar continuidade a carreira acadêmica. São eles: Fator Psicológico, Fator Mercado de Trabalho e Outros. Em relação ao número de pós-graduandos ou egressos que atuam como docentes os resultados apontaram que cerca de 37% não seguiram a carreira docente enquanto 63% atuam como docente atualmente. De acordo com os dados da pesquisa a Iniciação Científica é a atividade extracurricular que mais influência na escolha da carreira docente, seguido pelo projeto de extensão e pelo estágio não obrigatório. Concluiu-se através da avaliação dos dados que a atividade extracurricular que mais contribui para a escolha da carreira acadêmica é a iniciação cientifica, porém, questões financeiras, de trabalho, e traumas psicológicos causados durante a pós-graduação, são os principais motivos para a desistência da carreira acadêmica. |