Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12529

ISSN 2237-9045
Instituição Faculdade Presidente Antonio Carlos
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Sociais Aplicadas
Setor Departamento de Ciências Sociais
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Tamires Brangioni Carneiro Pelinsari
Orientador Samuel Gonçalves Pinto
Outros membros Jaqueline Salgado Lopes, Joel Alves Rodrigues
Título Projeto Maria da Penha vai á escola:Interface entre leitura, jogos e ludicidade .
Resumo INTRODUÇÃO: Violência é definida pela Organização Mundial da Saúde como "o uso intencional de força física ou poder, ameaçados ou reais, contra si mesmo, contra outra pessoa ou contra um grupo ou comunidade, que resultem ou tenham grande probabilidade de resultar em ferimento, morte, dano psicológico, mal desenvolvimento ou privação”. Violência domestica envolve violência ou outro tipo de abuso por parte de uma pessoa contra outra num contexto doméstico, como no caso de um casamento ou união de facto, ou contra crianças ou idosos. Lei Maria da Penha é o nome dado a uma legislação brasileira que garante a proteção das mulheres contra qualquer tipo de violência doméstica, seja física, psicológica, patrimonial ou moral. Visando subsidiar as discussões sobre a questão da violência doméstica. O presente projeto apresenta o Gibi “As Marias em: Maria da Penha vai às Escolas!”, como uma alternativa que articula leitura, ludicidade e temas importantes no contexto da violência doméstica. O Gibi traz a história de uma professora que resolveu levar a Lei Maria da Penha para dentro da sala de aula. Com uma linguagem leve e criativa, o material informa sobre os tipos de violência e as punições. Além disso, tem um caça-palavras que desperta a atenção dos estudantes para temas como igualdade, respeito, lei, entre outros. OBJETIVO: Esse projeto tem o objetivo de permitir construções no universo infantil que se relacione com a equidade nas relações de gênero, bem como o combate à violência contra a mulher. Principais ações: O Projeto tem acontecido em aulas expositivas com dois encontros por tema como respeito, igualdade e violência e leitura do GIBI “Maria da Penha vai às Escolas”, seguido da realização de dinâmicas lúdicas relacionadas ao tema e uma avaliação final da intervenção, utilizando o desenho enquanto unidade descritiva. Sendo no total oito encontros por turma. Atualmente o Projeto atende alunos do 3° e o 4º ano da rede estadual de ensino de Ponte Nova/MG na Escola Estadual Coronel Cantidio Drumond. E já atendeu o 2° ano. Considerando que o projeto se iniciou com o 2° ano e hoje abrange o 3° e 4° anos calculamos 77 alunos participantes até o presente momento. RESULTADOS E PERSPECTIVAS: - No desenvolvimento das atividades podemos perceber que a opressão de gênero é muito forte. Os meninos não gostam de dar as mãos as meninas nos momentos em que se faz uma roda e vice-versa. Há discordâncias em atividades realizadas por acharem que são brincadeiras do sexo oposto. O intuito é que através da leitura e do universo da ludicidade, o combate à violência possa ser estruturado. Permitindo assim que futuras gerações tenham um comportamento diferente do que observamos na atualidade, permitindo mudanças também em quadros e estatísticas que demonstram a violência. Esperamos atender oito escolas ainda esse ano.
Palavras-chave gênero, violência domestica, escolas
Forma de apresentação..... Painel
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