Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12524

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Comunicação Social
Bolsa PIBEX Júnior
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Samara de Lana Verdiano
Orientador MARIANA RAMALHO PROCOPIO XAVIER
Outros membros Raissa Rosa Quadra
Título Projeto Pérolas Negras Brasil: uma experiência de empreendedorismo social e educação pelo afeto.
Resumo O objetivo geral do presente trabalho é apresentar as vivências e experiências do projeto Pérolas Negras Brasil, transparecendo a resinificação de novas realidades sociais que surgem a partir de uma nova configuração educacional pós-moderna, onde empresários passam a conviver com a iniciativa de um pequeno grupo liderado por mulheres negras que estimulam a equidade social, racial e de gênero, priorizando soluções empreendedoras para lacunas em aberto no que tange às esferas socioeducativo e emocional de crianças e mulheres de origem pobre e periférica no Brasil.

Desde 2013, o projeto desenvolve pesquisas sociais e acadêmicas analisando recortes históricos, bibliográficos, documentais e relatos de vidas. A partir das ações de campo, notou-se a possibilidade da aproximação empreendedora e educacional, utilizando, inicialmente, reportagens e divulgações nas redes sociais, com intuito de ampliar o desenvolvimento das atividades para diversas comunidades periféricas no território brasileiro. Como relata Brunet (2018), a educação afetiva reedita as “janelas traumáticas” da memória e possibilitando novas lembranças sobre vida familiar, negócios e convívio social. Atualmente o trabalho mantém a primeira Escola Social, localizada na cidade Viçosa, Minas Gerais, atendendo diretamente 48 famílias e mais de 5 mil pessoas de forma itinerante em diferentes localidades no Brasil.

Após todos esses apontamentos históricos é possível atrelar as sequelas causadas na autoestima e no autoconhecimento das população negra, em especial a feminina, ressaltando a importância do papel da (re) construção dos laços afetivos para fortalecer relações que sucedem as relações interpessoais e sociais. Considerando o texto Vivendo de Amor, sobre a experiência do povo negro com as dores e o amor, é possível entender os motivos, historicamente são muitos, alimentaram os vazios, angústias e rancores, estimulando o sentimento de frustração e baixa autoestima.
Sonhar nunca foi um verbo fácil para as populações negras e de origem pobre conjugar, e quando sonhamos nos deparamos com crenças limitantes do subconsciente, rejeições sociais e emocionais. Aprendi com todo esse processo que o mundo é perigoso para quem sonha, exemplos que tenho são Martin Luther King Jr e Marielle Franco, morreram porque acreditavam em algo maior, os sonhos.
Palavras-chave Afetividade, Educação, Empreendedorismo social
Forma de apresentação..... Painel
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