Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12518

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Educação
Bolsa CAPES
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Pedro Henrique Oliveira de Campos
Orientador RITA DE CASSIA DE SOUZA
Título Que professor quero ser? Reflexões de estudantes universitários sobre a docência
Resumo Este trabalho apresenta os resultados de uma atividade realizada na disciplina "Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento", oferecida pelo Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa, que buscou compreender as concepções dos estudantes universitários de uma turma de um curso de licenciatura a respeito da docência. O objetivo da atividade foi promover reflexões entre os estudantes sobre os motivo pelo quais eles estão num curso de licenciatura, sobre a profissão docente, que professores eles querem ser e suas perspectivas de atuação futura. Para tanto, no primeiro momento, foi utilizado o aplicativo Socrative para identificar o perfil da turma. Responderam ao questionário 49 estudantes. Eles tinham idades entre 18 e 21 anos, a maioria era do sexo feminino, cursavam Letras e afirmaram estavam fazendo licenciatura por opção. Num segundo momento, os licenciandos foram convidados a redigir uma redação com o título: "Ser professor: por quê? para quê? que tipo de professor quero ser?" Para a análise das 33 redações que nos foram entregues, utilizamos a perspectiva do Construcionismo Social, um movimento epistemológico do campo da Psicologia Social que busca na reflexão, no diálogo e nas trocas de experiências, criar possibilidades de gerar novos pensamentos, novas visões e, consequentemente, novas formas de agir. A maioria dos alunos escreveram que desejavam ser professores porque se identificavam com o curso e, consequentemente, a matéria que lecionariam futuramente e porque sempre sonharam em exercer tal profissão ao longo da vida; por acreditarem na educação - pois acreditavam que ela é um caminho para a mudança social - e porque valorizavam a troca de experiências e de conhecimento. A maior parte dos alunos apontaram que desejavam ser professores para transformar o meio em que vivem: o ensino, o social, político e econômico; para criar condições igualitárias, sujeitos críticos e a cidadania; para despertar nos alunos a paixão pela língua (inglesa e portuguesa), pela cultura inglesa e para oferecer uma educação (ensino) de qualidade e para transmitir o conhecimento. Por fim, os alunos disseram que querem ser professores que instigam seus alunos, que os inspiram e os motivam na busca do conhecimento; que respeitam os alunos, compreendem seu contexto, suas dificuldades e diversidades; que dão aulas diferenciadas; que valorizam as trocas de experiência e conhecimentos e que apoiam os alunos; querem ser um "professor amigo" e próximo de seus alunos.
Palavras-chave Construcionismo Social, Docência, Formação de professores.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,77 segundos.