Resumo |
Este trabalho apresenta os resultados de uma atividade realizada na disciplina "Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento", oferecida pelo Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa, que buscou compreender as concepções dos estudantes universitários de uma turma de um curso de licenciatura a respeito da docência. O objetivo da atividade foi promover reflexões entre os estudantes sobre os motivo pelo quais eles estão num curso de licenciatura, sobre a profissão docente, que professores eles querem ser e suas perspectivas de atuação futura. Para tanto, no primeiro momento, foi utilizado o aplicativo Socrative para identificar o perfil da turma. Responderam ao questionário 49 estudantes. Eles tinham idades entre 18 e 21 anos, a maioria era do sexo feminino, cursavam Letras e afirmaram estavam fazendo licenciatura por opção. Num segundo momento, os licenciandos foram convidados a redigir uma redação com o título: "Ser professor: por quê? para quê? que tipo de professor quero ser?" Para a análise das 33 redações que nos foram entregues, utilizamos a perspectiva do Construcionismo Social, um movimento epistemológico do campo da Psicologia Social que busca na reflexão, no diálogo e nas trocas de experiências, criar possibilidades de gerar novos pensamentos, novas visões e, consequentemente, novas formas de agir. A maioria dos alunos escreveram que desejavam ser professores porque se identificavam com o curso e, consequentemente, a matéria que lecionariam futuramente e porque sempre sonharam em exercer tal profissão ao longo da vida; por acreditarem na educação - pois acreditavam que ela é um caminho para a mudança social - e porque valorizavam a troca de experiências e de conhecimento. A maior parte dos alunos apontaram que desejavam ser professores para transformar o meio em que vivem: o ensino, o social, político e econômico; para criar condições igualitárias, sujeitos críticos e a cidadania; para despertar nos alunos a paixão pela língua (inglesa e portuguesa), pela cultura inglesa e para oferecer uma educação (ensino) de qualidade e para transmitir o conhecimento. Por fim, os alunos disseram que querem ser professores que instigam seus alunos, que os inspiram e os motivam na busca do conhecimento; que respeitam os alunos, compreendem seu contexto, suas dificuldades e diversidades; que dão aulas diferenciadas; que valorizam as trocas de experiência e conhecimentos e que apoiam os alunos; querem ser um "professor amigo" e próximo de seus alunos. |