Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12497

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Química
Bolsa CAPES
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor José Gomes Thomaz
Orientador APARECIDA DE FATIMA ANDRADE DA SILVA
Outros membros Cecília Loren Silva, Liliane de Castro Faria, Marcio Gustavo Vieira
Título Habilidades cognitivas manifestadas pelos estudantes de Ensino Médio nas aulas de Química em uma Escola Pública da cidade de Viçosa-MG
Resumo No campo da Didática das Ciências inúmeras discussões que visam dar resposta a uma educação científica mais satisfatória têm sido propostas. Isso porque, verifica-se nas escolas, a realização de um ensino de Ciências insuficiente em promover o desenvolvimento do pensamento crítico e de atitudes conscientes nos alunos. Diante disso, algumas políticas públicas de formação docente tais como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência e o Residência Pedagógica têm sido elaboradas com vistas a melhorar a qualidade da formação inicial dos professores e do ensino. Nesse sentido, buscando refletir sobre os processos de construção do conhecimento pelos alunos em sala de aula, esse trabalho se insere no âmbito do Programa Residência Pedagógica e buscou analisar o desenvolvimento de habilidades cognitivas pelos estudantes nas aulas de Química, empregando para isso observação das salas de aula de Química e aplicação de questionários aos estudantes de uma Escola Pública da cidade de Viçosa-MG, localizada em uma área de vulnerabilidade social e que atende a um público cujo perfil reflete, em sua maioria, estudantes de classe média do sexo masculino, com idades entre 16 e 18 anos, residentes em bairros da cidade de Viçosa-MG, com renda familiar de um a três salários mínimos e trajetória escolar vivenciada integralmente na rede pública. Verificamos o incentivo e desenvolvimento de atividades de repetição, memorização e transmissão expositiva dos conteúdos, as quais estão associadas ao desenvolvimento de habilidades cognitivas de baixa ordem e pouco contribuem para desenvolver o raciocínio e habilidades relacionadas à autonomia intelectual e formação do pensamento crítico no estudante. Verificamos ainda, dificuldades dos alunos no que se referem aos conhecimentos básicos e necessários à apropriação do novo conceito, uma grande defasagem em relação aos conhecimentos matemáticos e linguísticos necessários à resolução dos problemas, e dificuldades em relacionar conhecimento científico e cotidiano, o que ratifica a existência de um ensino orientado para o desenvolvimento de habilidades cognitivas de baixa ordem, as quais são insatisfatórias para que alfabetização científica possa ocorrer, na medida em que aprisionam o aluno em uma situação de baixa atividade cognitiva, limitando o estabelecimento de novas relações cognitivas mais complexas, contribuindo, assim, para aprisionar os estudantes em uma situação de pouca autonomia intelectual. Com isso, se pretendemos promover no aluno a autonomia na resolução de problemas e o desenvolvimento do pensamento crítico torna-se necessário investir em formas de interação cognitivas de ordem mais alta, elaborando questões que estimulem dimensões do pensamento avaliativo, criativo e explicativo, permitindo ao aluno levantar hipóteses, expressar suas ideias, estabelecer relações, questionar o conhecimento e, até mesmo, a si próprio.
Palavras-chave Habilidades cognitivas, Residência Pedagógica, estudantes do ensino médio
Forma de apresentação..... Oral
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