Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12492

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Luma Nunes Camilo
Orientador CAMILA SANTANA DOMINGOS
Outros membros ALESSANDRA MONTEZANO DE PAULA CARVALHO, Daniela Sezilio Barreto, Lais Soares Santos, Tainá Nunes Almeida
Título Educação permanente sobre a Escala de Fugulin: relato de experiência
Resumo Para garantir qualidade do trabalho desempenhado pela equipe de enfermagem é necessário um número adequado de profissionais. Uma das ferramentas utilizadas para o dimensionamento das equipes é a Escala de Fugulin. Consiste em uma função privativa do enfermeiro que determina o grau de dependência dos pacientes em relação a equipe de enfermagem no período de 24h de internação. Estudos evidenciam que a utilização desta escala traz benefícios para o paciente, para a enfermagem e para o serviço de saúde, pois possibilita a qualidade no planejamento da assistência, a distribuição das atividades dentro da equipe e o cuidado integral.
O objetivo é relatar a experiência das estagiárias de Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa na sensibilização dos enfermeiros de um hospital do município quanto a importância do uso da Escala de Fugulin para aprimoramento do cuidado e do processo de trabalho. Trata-se de uma atividade do plano de ação da disciplina estágio supervisionado em Enfermagem I. A atividade de ensino, na modalidade de educação permanente, estendeu-se a todos os enfermeiros do hospital, totalizando 32 profissionais. A oficina contou com cinco momentos, sendo: recepção e dinâmica do fósforo de apresentação; brainstorming; exposição teórica sobre o tema; roda de conversa seguido de discussão em plenária e avaliação. Compareceram ao encontro 16 enfermeiros que detinham conhecimento prévio sobre a escala, mas a consideravam apenas um indicador da assistência. Como dificuldade para a aplicação da escala elencaram a ausência de conhecimento, entendimento como uma nova tarefa e não como facilitador para o serviço, número de profissionais insuficientes em relação à demanda de cuidados apresentado pelos pacientes, além da sobrecarga de atribuições que não competem ao enfermeiro. Como soluções, propuseram o entendimento da escala como uma ferramenta de trabalho, capacitação para observação mais nítida do perfil do profissional e aumento do número de profissionais. Todos os presentes avaliaram o encontro como ótimo, considerando que a maneira como a atividade foi abordada permitiu que os participantes fossem ouvidos e expressassem sua opinião refletindo em uma compreensão e ressignificação da importância da escala como instrumento de trabalho. Dessa forma, conclui-se que a Escala de Fugulin é uma ferramenta que embasa a prática baseada em evidência ao subsidiar a divisão do trabalho conforme a demanda de cuidado apresentada pelo paciente. Somente através do ensino que o conhecimento é traduzido na prática de forma efetiva. Essa atividade possibilitou aprendizado mútuo entre profissionais e acadêmicos através da troca de experiências.
Palavras-chave Enfermagem, Dimensionamento de Pessoal, Escala de Fugulin.
Forma de apresentação..... Oral
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