Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12487

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Linguística, Letras e Artes
Setor Departamento de Economia Rural
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Pedro Paulo Fae Braz
Orientador BIANCA APARECIDA LIMA COSTA
Outros membros SILVIA ELOIZA PRIORE
Título O papel da comunicação audiovisual para promoção do Quintal Gastronômico e Cultural em Viçosa.
Resumo O Quintal Solidário, Feira de Economia Solidaria e Agricultura Familiar, acontece desde setembro de 2016, com a proposta de valorização do comercio local e da aproximação entre consumidores e produtores por meio de circuitos curtos de comercialização. O projeto é uma realização da Incubadoras Tecnológica de Cooperativas Populares, um programa de extensão da Universidade Federal de Viçosa, com apoio das seguintes entidades: Seção Sindical dos Docentes da UFV(ASPUV), Rede Raízes da Mata, Feira Agroecológica e Cultural da Violeira, Associação dos Artesãos de Viçosa(ADAV), Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata(CTA), EMATER, Projetos de Extensão do Curso de Educação Infantil da UFV, Departamento de Nutrição e ArtCulAção (Arte, Cultura e Ação na UFV), e do patrocínio da UFVCred.
Entre os meses setembro e outubro de 2018, foi realizado durante a feira o Quintal Gastronômico e Cultural, com o papel de fomentar a cultura culinária local. No evento foram elaborados pratos por Chef's de cozinha, convencional e vegana, com produtos do quintal, priorizando as PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais), com base em receitas dos expositores da feira. Além disso, durante as edições também houve apresentação de músicos de Viçosa.
O objetivo deste resumo é apresentar o trabalho gráfico e audiovisual realizado durante o evento Quintal Gastronômico e Cultural, realizado entre 19/09 e 26/10 de 2018, totalizando 5 edições da feira.
Para a elaboração do material gráfico, foram criadas 2 comissões, uma que discutiu qual seria a identidade visual do evento, e outra que elaborou o material visual e o Logotipo do evento.
Essas comissões continuaram a desenvolver matérias de divulgação e facilitação gráfica para o evento, entre elas estão: Apresentações em Datashow, folhetins impressos, Outdoor e Banner. As atividades também foram gravadas e fotografadas para divulgação nas redes sociais.
Os trabalhos audiovisuais realizados durante o evento melhoraram a comunicação com o público, atingindo um número maior de pessoas, que por meio dos materiais impressos, tiveram melhor compreensão do papel do Quintal Solidário frente a comunidade local, do que são as PANCs e das possibilidades gastronômicas com os produtos comercializados na feira, assim como as demais atividades que estavam sendo realizadas.
Palavras-chave Quintal Solidário, cultura alimentar, comunicação.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,71 segundos.