Resumo |
O projeto “Surdo Cidadão” é um projeto de extensão que acontece na Universidade Federal de Viçosa (UFV) e atua na divulgação e valorização da Libras e no ensino de alunos surdos egressos do ensino médio desde o ano de 2007, quando foi criado, no departamento de Matemática, ainda com o nome de “Matemática e Surdez: questão de linguagem e novas técnicas de ensino”. Além de minicursos de Libras, oferecidos periodicamente para toda a comunidade viçosense, dentro do projeto acontece, também, o “Ensino Aprendizagem e Metodologias de Ensino para jovens e adultos surdos de Viçosa (EAMES)”, em que são oferecidas monitorias (em um espaço bilíngue, onde a Libras é a primeira língua e o português é a segunda língua, usado na forma escrita) de Matemática, Química e, recentemente agregada, História. Atualmente, a equipe de monitoras do projeto é composta por uma aluna do curso de Licenciatura em Química, uma aluna do curso de Licenciatura em Matemática, uma aluna do curso de Serviço Social e uma aluna do curso de Licenciatura em História. O “Surdo Cidadão” segue um viés de ensino interdisciplinar e contextualizado, com isso, em reuniões de planejamento da equipe, as aulas são pensadas e planejadas objetivando que o aluno se identifique e se aproprie do conhecimento construído. Sendo assim, no primeiro semestre de 2019, as aulas de Química tiveram como tema norteador o contexto “Meio ambiente e embalagens”, onde o objetivo foi promover a alfabetização científica, para que os alunos percebessem a Química no cotidiano e pudessem usá-la nas tomadas de decisões no âmbito pessoal e social, tendo consciência dos impactos causados pelo consumo. Nas aulas de Matemática foi atendida uma demanda manifestada pelos estudantes: o estudo das operações matemáticas básicas, com foco na divisão. As monitorias de História iniciaram com discussões fomentadas por questões como: “o que é História?”; “qual a importância de estudar História?”; e a história de lutas e conquistas da comunidade surda, mais uma vez, visando temas que concordem com a vivência dos estudantes. Tais temas continuarão sendo desenvolvidos e novos temas serão acrescentados ao longo do segundo semestre de 2019, sempre de acordo com as demandas apresentadas, com foco na formação dos alunos surdos que participam das monitorias e da equipe de graduandas do projeto. |