Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12476

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciências Exatas e da Terra
Setor Departamento de Matemática
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Nathália Barros Ferreira
Orientador MARLI DUFFLES DONATO MOREIRA
Outros membros Ana Paula Morito Neves, Carolina Macedo Lopes, Jaqueliny dos Santos Silva Teixeira
Título Projeto Surdo Cidadão: a contextualização aplicada ao ensino de surdos
Resumo O projeto “Surdo Cidadão” é um projeto de extensão que acontece na Universidade Federal de Viçosa (UFV) e atua na divulgação e valorização da Libras e no ensino de alunos surdos egressos do ensino médio desde o ano de 2007, quando foi criado, no departamento de Matemática, ainda com o nome de “Matemática e Surdez: questão de linguagem e novas técnicas de ensino”. Além de minicursos de Libras, oferecidos periodicamente para toda a comunidade viçosense, dentro do projeto acontece, também, o “Ensino Aprendizagem e Metodologias de Ensino para jovens e adultos surdos de Viçosa (EAMES)”, em que são oferecidas monitorias (em um espaço bilíngue, onde a Libras é a primeira língua e o português é a segunda língua, usado na forma escrita) de Matemática, Química e, recentemente agregada, História. Atualmente, a equipe de monitoras do projeto é composta por uma aluna do curso de Licenciatura em Química, uma aluna do curso de Licenciatura em Matemática, uma aluna do curso de Serviço Social e uma aluna do curso de Licenciatura em História. O “Surdo Cidadão” segue um viés de ensino interdisciplinar e contextualizado, com isso, em reuniões de planejamento da equipe, as aulas são pensadas e planejadas objetivando que o aluno se identifique e se aproprie do conhecimento construído. Sendo assim, no primeiro semestre de 2019, as aulas de Química tiveram como tema norteador o contexto “Meio ambiente e embalagens”, onde o objetivo foi promover a alfabetização científica, para que os alunos percebessem a Química no cotidiano e pudessem usá-la nas tomadas de decisões no âmbito pessoal e social, tendo consciência dos impactos causados pelo consumo. Nas aulas de Matemática foi atendida uma demanda manifestada pelos estudantes: o estudo das operações matemáticas básicas, com foco na divisão. As monitorias de História iniciaram com discussões fomentadas por questões como: “o que é História?”; “qual a importância de estudar História?”; e a história de lutas e conquistas da comunidade surda, mais uma vez, visando temas que concordem com a vivência dos estudantes. Tais temas continuarão sendo desenvolvidos e novos temas serão acrescentados ao longo do segundo semestre de 2019, sempre de acordo com as demandas apresentadas, com foco na formação dos alunos surdos que participam das monitorias e da equipe de graduandas do projeto.
Palavras-chave Libras, contextualização, educação.
Forma de apresentação..... Oral
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