Resumo |
As empresas estão inseridas em um contexto mercadológico competitivo e dinâmico, cenário que revela a necessidade das empresas criarem mecanismos para se manterem atualizadas, competitivas e diferenciadas, para se destacarem em seu ramo de atuação e permanecerem no mercado. Porém, para alcançar o sucesso no mercado altamente competitivo é fundamental que os gestores conheçam o mercado no qual a sua empresa se encontra, o ramo de atividade e as variáveis que podem afetar o desempenho empresarial. Além disso, gestores e empresas precisam se adaptar às adversidades e para tanto, adotam ferramentas de gestão que objetivam direcionar as ações empresariais. Embora existam distintas ferramentas que auxiliam o processo de gestão empresarial, o que acontece de fato é que muitas empresas fecham suas portas nos primeiros anos de existência. Conforme dados do SEBRAE (2014) 60% das micro e pequenas empresas não sobrevivem ao mercado devido a falta de planejamento, ausência ou pouco conhecimento sobre gestão empresarial. Neste cenário é imprescindível que empresários e gestores busquem o conhecer tanto o ambiente interno quanto o ambiente externo da organização para obter uma visão estratégica dos aspectos que podem interferir no sucesso organizacional. Esta pesquisa objetivou realizar uma análise ambiental de uma padaria da cidade de Piranga – MG. Foi realizada uma pesquisa descritiva, qualitativa, bibliográfica e documental. Foram aplicados questionários a 30 entrevistados (sócios e clientes). A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética da Univiçosa. A empresa atua no mercado desde 2011 e atua no ramo de panificação, cuja atividade principal é padaria e confeitaria com predominância de revenda. Observou-se que 64 % dos participantes da pesquisa consideram o atendimento satisfatório em razão da rapidez no atendimento e atenção dos funcionários.59% dos entrevistados consideram que os produtos tem qualidade. 73% dos clientes consideram os preços satisfatórios, considerando-o justo e acessível. As principais forças foram a qualidade e diversificação dos produtos e ponto comercial estratégico. As fraquezas referem-se a falta de estacionamento para clientes, capacitação dos sócios e atendentes, ausência de propaganda. As ameaças são a crise financeira, concorrência, ausência da máquina de cartão. As oportunidades foram investimento em especialização de funcionários, melhor divulgação, rampa de acessibilidade. Foram apresentadas as seguintes sugestões de melhorias: definir uma política de formação do preço de venda; investir em propaganda, inclusive em redes sociais; adotar o uso de uma máquina de cartão; investir em programas de capacitação aos sócios e a funcionários. Conclui-se que a empresa tem alcançado bons resultados na medida em que seus clientes estão satisfeitos em relação a diversos quesitos, no entanto, é necessário desenvolver uma série de mudanças para que a empresa se consolide cada vez mais no mercado e futuramente possa expandir seu negócio. |