Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12464

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Economia Doméstica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Yara Viana dos Santos
Orientador PRISCILA DANIELE LADEIRA
Outros membros Laisa Medina Silva, Sabrina Coelho Lopes
Título A importância do incentivo à leitura com crianças da Educação Infantil
Resumo Este trabalho surgiu da necessidade em compreender os fatores que podem contribuir para o desenvolvimento do interesse das crianças por ouvir e contar histórias. Durante a prática do reconto no momento da história no Laboratório de Desenvolvimento Infantil (LDI/UFV) observou-se que algumas crianças têm mais interesse em recontar e discutir sobre os eventos da história do que outras. A investigação foi realizada na sala 2 do LDI, que tem por finalidade atender às atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFV, proporcionando às crianças atividades lúdicas que buscam, através da teoria construtivista, promover a construção do seu conhecimento e desenvolvimento integral. A pesquisa teve por objetivo geral compreender como a contação de história contribui para o desenvolvimento da criança. Os objetivos específicos foram: identificar os benefícios dessa prática nas relações familiares; analisar a relação da contação de história com o desenvolvimento afetivo e social, bem como da linguagem das crianças. Utilizou-se como metodologia: estudo de caso; a análise documental, analisando a ficha de empréstimo de livros, onde a família descreve como foi o momento de contação de histórias no contexto familiar; entrevistas semiestruturadas com duas famílias com hábito de contar história para seus filhos. Como resultados identificamos: a) desenvolvimento do hábito de contar histórias regularmente para as crianças utilizando os livros escolhidos pelas mesmas no Programa de Empréstimo de Livros; b) as crianças que demonstravam estarem mais interessadas pelo momento da história e também pelo reconto durante a rotina na instituição, eram as que os pais contavam histórias em casa por meio do programa mencionado; c) entre as crianças cujos pais tinha o hábito da contação de história observou-se significativo avanço no desenvolvimento da linguagem, bem como no desenvolvimento afetivo e social por meio do reconto das histórias para outras crianças, demonstrando segurança na ação desenvolvida. Concluímos que o Programa Empréstimo de Livros tem sido uma importante ferramenta no desenvolvimento do hábito de leitura entre as famílias, contribuindo para o desenvolvimento integral da criança uma vez que esta prática promove avanços no desenvolvimento da linguagem da criança, bem como no seu desenvolvimento social e afetivo.
Palavras-chave Incentivo a leitura, Educação Infantil, relação família escola.
Forma de apresentação..... Painel
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