Resumo |
Este trabalho surgiu da necessidade em compreender os fatores que podem contribuir para o desenvolvimento do interesse das crianças por ouvir e contar histórias. Durante a prática do reconto no momento da história no Laboratório de Desenvolvimento Infantil (LDI/UFV) observou-se que algumas crianças têm mais interesse em recontar e discutir sobre os eventos da história do que outras. A investigação foi realizada na sala 2 do LDI, que tem por finalidade atender às atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFV, proporcionando às crianças atividades lúdicas que buscam, através da teoria construtivista, promover a construção do seu conhecimento e desenvolvimento integral. A pesquisa teve por objetivo geral compreender como a contação de história contribui para o desenvolvimento da criança. Os objetivos específicos foram: identificar os benefícios dessa prática nas relações familiares; analisar a relação da contação de história com o desenvolvimento afetivo e social, bem como da linguagem das crianças. Utilizou-se como metodologia: estudo de caso; a análise documental, analisando a ficha de empréstimo de livros, onde a família descreve como foi o momento de contação de histórias no contexto familiar; entrevistas semiestruturadas com duas famílias com hábito de contar história para seus filhos. Como resultados identificamos: a) desenvolvimento do hábito de contar histórias regularmente para as crianças utilizando os livros escolhidos pelas mesmas no Programa de Empréstimo de Livros; b) as crianças que demonstravam estarem mais interessadas pelo momento da história e também pelo reconto durante a rotina na instituição, eram as que os pais contavam histórias em casa por meio do programa mencionado; c) entre as crianças cujos pais tinha o hábito da contação de história observou-se significativo avanço no desenvolvimento da linguagem, bem como no desenvolvimento afetivo e social por meio do reconto das histórias para outras crianças, demonstrando segurança na ação desenvolvida. Concluímos que o Programa Empréstimo de Livros tem sido uma importante ferramenta no desenvolvimento do hábito de leitura entre as famílias, contribuindo para o desenvolvimento integral da criança uma vez que esta prática promove avanços no desenvolvimento da linguagem da criança, bem como no seu desenvolvimento social e afetivo. |