Resumo |
Os profissionais que atuam com as crianças, especialmente educadoras e educadores, além do conhecimento teórico sobre os sujeitos de sua profissão, devem vivenciar, ao longo de sua formação, experiências práticas no que se refere à todas as linguagens utilizadas pelas crianças para se expressarem e construírem seus conhecimentos. Muitas vezes estas experiências práticas limitam-se à matriz curricular dos cursos e ficam restritas à carga horária disponível para tal conteúdo. Há ainda o privilégio da teoria sobre a prática. A ausência desta experimentação pode comprometer a ação docente, uma vez que as professoras poderão usar a linguagem artística sem intencionalidade, de forma espontaneísta, oferecendo poucas possibilidades de materiais e limitando a capacidade criadora da criança. Neste sentido, o objetivo deste projeto é promover experiências reflexivas e práticas acerca da arte e suas diferentes expressões, bem como a sua importância para o desenvolvimento da criança. Têm-se como objetivos específicos: apresentar teorias que abordem a importância da arte para as crianças; explorar por meio de experiências práticas os diferentes tipos de artes (música, dança/coreografia, pintura, escultura, teatro, literatura, cinema, fotografia, história em quadrinhos, jogos de computador e de vídeo e arte digital; construir e sistematizar possibilidades práticas de trabalho com as crianças de 0 a 5 anos envolvendo cada tipo de arte; promover um workshop sobre Artes e Educação Infantil socializando as experiências e os materiais produzidos pelas participantes do Projeto. Até o momento, as principais ações deste projeto foram: a) encontros semanais para refletir sobre determinado tipo de arte e vivenciar experiências práticas para a respectiva arte; b) rodas de conversa com artistas e arte-educadores locais para compartilhamento de experiências e produção de conhecimentos sobre a importância da arte na educação. Foram alcançados os seguintes resultados: a) participação de licenciandas(os) em Educação Infantil e Pedagogia vivenciando experiências práticas em relação às artes; b) construção de conhecimentos teóricos e práticos sobre as seguintes artes: fotografia, dança, cinema e escultura; c) produção de materiais e atividades artísticas para crianças de 0 a 5 anos; d) rodas de conversas com três artistas e profissionais viçosenses. Concluímos que a arte enquanto conteúdo curricular necessita tornar-se cada vez mais experimental, uma vez que esta manifestação humana deve ser sentida para ser reproduzida com intencionalidade, colaborando assim para a formação humana de adultos e crianças. As ações do projeto vêm permitindo a complementação da formação de futuras docentes, qualificando assim a sua atuação profissional no que se refere ao trabalho de artes com crianças, bem como sua importância para o desenvolvimento integral das mesmas. |