Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12460

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Economia Doméstica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Camila Michele Barros
Orientador PRISCILA DANIELE LADEIRA
Outros membros Carla Aparecida Santos, Franciely Rosa da Silva, Iêda da Penha Oliveira Ribeiro, Leticia Marques Ramos
Título Projeto MaravilhArte: O essencial deve ser sentido
Resumo Os profissionais que atuam com as crianças, especialmente educadoras e educadores, além do conhecimento teórico sobre os sujeitos de sua profissão, devem vivenciar, ao longo de sua formação, experiências práticas no que se refere à todas as linguagens utilizadas pelas crianças para se expressarem e construírem seus conhecimentos. Muitas vezes estas experiências práticas limitam-se à matriz curricular dos cursos e ficam restritas à carga horária disponível para tal conteúdo. Há ainda o privilégio da teoria sobre a prática. A ausência desta experimentação pode comprometer a ação docente, uma vez que as professoras poderão usar a linguagem artística sem intencionalidade, de forma espontaneísta, oferecendo poucas possibilidades de materiais e limitando a capacidade criadora da criança. Neste sentido, o objetivo deste projeto é promover experiências reflexivas e práticas acerca da arte e suas diferentes expressões, bem como a sua importância para o desenvolvimento da criança. Têm-se como objetivos específicos: apresentar teorias que abordem a importância da arte para as crianças; explorar por meio de experiências práticas os diferentes tipos de artes (música, dança/coreografia, pintura, escultura, teatro, literatura, cinema, fotografia, história em quadrinhos, jogos de computador e de vídeo e arte digital; construir e sistematizar possibilidades práticas de trabalho com as crianças de 0 a 5 anos envolvendo cada tipo de arte; promover um workshop sobre Artes e Educação Infantil socializando as experiências e os materiais produzidos pelas participantes do Projeto. Até o momento, as principais ações deste projeto foram: a) encontros semanais para refletir sobre determinado tipo de arte e vivenciar experiências práticas para a respectiva arte; b) rodas de conversa com artistas e arte-educadores locais para compartilhamento de experiências e produção de conhecimentos sobre a importância da arte na educação. Foram alcançados os seguintes resultados: a) participação de licenciandas(os) em Educação Infantil e Pedagogia vivenciando experiências práticas em relação às artes; b) construção de conhecimentos teóricos e práticos sobre as seguintes artes: fotografia, dança, cinema e escultura; c) produção de materiais e atividades artísticas para crianças de 0 a 5 anos; d) rodas de conversas com três artistas e profissionais viçosenses. Concluímos que a arte enquanto conteúdo curricular necessita tornar-se cada vez mais experimental, uma vez que esta manifestação humana deve ser sentida para ser reproduzida com intencionalidade, colaborando assim para a formação humana de adultos e crianças. As ações do projeto vêm permitindo a complementação da formação de futuras docentes, qualificando assim a sua atuação profissional no que se refere ao trabalho de artes com crianças, bem como sua importância para o desenvolvimento integral das mesmas.
Palavras-chave Expressões artísticas, educação infantil, desenvolvimento humano
Forma de apresentação..... Painel
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