Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12451

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciências Exatas e da Terra
Setor Departamento de Química
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro MEC, Outros
Primeiro autor Yasmin Martins Cardoso
Orientador MAYURA MARQUES MAGALHAES RUBINGER
Outros membros João Lúcio de Rezende, Luisa Soares Neves
Título Utilização da série “One Strange Rock” (National Geographic-Netflix) para a introdução da química no 9º ano do Ensino Fundamental e da construção de uma visão igualitária sobre a participação de homens e mulheres na ciência.
Resumo O número de mulheres em cursos Ciências Exatas e Engenharias é significativamente menor que o de homens. O desinteresse por essas áreas do conhecimento inicia-se no Ensino Fundamental (EF). A rara referência a mulheres cientistas nos livros de Química e Física contribui para a ideia de que essas áreas pertençam ao universo masculino. Além das questões de gênero, a própria maneira como essas disciplinas são ensinadas pouco colabora para despertar o interesse pelas exatas. Este trabalho descreve uma estratégia didática elaborada como parte do projeto de extensão “Químicas, Físicas e Engenheiras em Ação: Construindo Conhecimento”, com apoio do CNPq/MCTIC/MEC, que visa incentivar as meninas a seguirem carreiras em Ciências Exatas e Tecnológicas. Filmes que contextualizam a ciência de forma lúdica podem ser uma ferramenta didática interessante para a introdução de conceitos novos. Neste trabalho foi avaliada a utilização da série “One Strange Rock” produzido para a “National Geographic” (“Netflix”) como motivação para a introdução da Química e da Física no 9º ano do EF, em uma escola pública de Viçosa. A série traz depoimentos de 8 astronautas, entre eles 3 mulheres, sobre suas viagens ao espaço, mesclando curiosidades sobre a Terra e comentários dos pesquisadores. O tema do episódio 1 é o oxigênio e a vida na Terra. Este episódio pareceu adequado para a introdução dos conteúdos: elementos químicos e propriedades da matéria. O episódio traz, ainda, o depoimento de uma pesquisadora brasileira além das 3 astronautas, ilustrando a importância da participação das mulheres na ciência. Foi desenvolvido um questionário com 12 alternativas de verdadeiro ou falso sobre as informações trazidas pelo episódio relacionadas ao conteúdo do 9º ano. O Questionário incluía uma pergunta sobre a participação das mulheres como pesquisadoras ou cientistas, e foi aplicado antes e depois do filme, com pequenas variações nas questões. Houve um aumento na porcentagem de acertos em 6 das 12 questões, passando de uma média de 55,9% para 77,2% de acertos. Uma das questões manteve o número de acertos e outras 5 tiveram redução na porcentagem de acertos. Estas últimas envolviam propriedades da matéria e mudanças de estados físicos. Constatada essa dificuldade na turma, atividades práticas sobre estes temas serão desenvolvidas nas aulas seguintes de forma a resolver as dúvidas. Antes de assistirem o filme, 43,7% dos alunos disseram ter conhecimento de mulheres que trabalham como pesquisadoras ou cientistas. No segundo questionário este número aumentou para 66,4%, sendo que a porcentagem de alunos que deixaram esta pergunta em branco foi reduzida de 51,4% para 4,2%. Pode-se concluir, portanto, que a utilização da série com fins didáticos foi positiva tanto para a aprendizagem do conteúdo quanto para a exemplificação da participação das mulheres na ciência. Além disso, os alunos elogiaram a atividade e mostraram interesse em assistir novos episódios da série.
Palavras-chave Educação básica, Ensino de Química, Mulheres na ciência
Forma de apresentação..... Painel
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