Resumo |
O número de mulheres em cursos Ciências Exatas e Engenharias é significativamente menor que o de homens. O desinteresse por essas áreas do conhecimento inicia-se no Ensino Fundamental (EF). A rara referência a mulheres cientistas nos livros de Química e Física contribui para a ideia de que essas áreas pertençam ao universo masculino. Além das questões de gênero, a própria maneira como essas disciplinas são ensinadas pouco colabora para despertar o interesse pelas exatas. Este trabalho descreve uma estratégia didática elaborada como parte do projeto de extensão “Químicas, Físicas e Engenheiras em Ação: Construindo Conhecimento”, com apoio do CNPq/MCTIC/MEC, que visa incentivar as meninas a seguirem carreiras em Ciências Exatas e Tecnológicas. Filmes que contextualizam a ciência de forma lúdica podem ser uma ferramenta didática interessante para a introdução de conceitos novos. Neste trabalho foi avaliada a utilização da série “One Strange Rock” produzido para a “National Geographic” (“Netflix”) como motivação para a introdução da Química e da Física no 9º ano do EF, em uma escola pública de Viçosa. A série traz depoimentos de 8 astronautas, entre eles 3 mulheres, sobre suas viagens ao espaço, mesclando curiosidades sobre a Terra e comentários dos pesquisadores. O tema do episódio 1 é o oxigênio e a vida na Terra. Este episódio pareceu adequado para a introdução dos conteúdos: elementos químicos e propriedades da matéria. O episódio traz, ainda, o depoimento de uma pesquisadora brasileira além das 3 astronautas, ilustrando a importância da participação das mulheres na ciência. Foi desenvolvido um questionário com 12 alternativas de verdadeiro ou falso sobre as informações trazidas pelo episódio relacionadas ao conteúdo do 9º ano. O Questionário incluía uma pergunta sobre a participação das mulheres como pesquisadoras ou cientistas, e foi aplicado antes e depois do filme, com pequenas variações nas questões. Houve um aumento na porcentagem de acertos em 6 das 12 questões, passando de uma média de 55,9% para 77,2% de acertos. Uma das questões manteve o número de acertos e outras 5 tiveram redução na porcentagem de acertos. Estas últimas envolviam propriedades da matéria e mudanças de estados físicos. Constatada essa dificuldade na turma, atividades práticas sobre estes temas serão desenvolvidas nas aulas seguintes de forma a resolver as dúvidas. Antes de assistirem o filme, 43,7% dos alunos disseram ter conhecimento de mulheres que trabalham como pesquisadoras ou cientistas. No segundo questionário este número aumentou para 66,4%, sendo que a porcentagem de alunos que deixaram esta pergunta em branco foi reduzida de 51,4% para 4,2%. Pode-se concluir, portanto, que a utilização da série com fins didáticos foi positiva tanto para a aprendizagem do conteúdo quanto para a exemplificação da participação das mulheres na ciência. Além disso, os alunos elogiaram a atividade e mostraram interesse em assistir novos episódios da série. |