Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12447

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Linguística, Letras e Artes
Setor Departamento de Letras
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Thaís Rafaela de Carvalho
Orientador ANA LUISA BORBA GEDIEL
Título CELIB: Curso de Extensão em Língua Brasileira de Sinais
Resumo A Língua Brasileira de Sinais (Libras) se constitui como língua natural da comunidade surda brasileira, sendo reconhecida legalmente no Brasil por meio da Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. O Decreto nº 5.622, de 22 de dezembro de 2005, regulamenta a referida lei, incluindo a Libras como disciplina curricular nos cursos de licenciatura e assegurando aos surdos, o acesso à educação, à saúde e a outras necessidades. Diante desse cenário surge em 2011 o Curso de Extensão em Língua Brasileira de Sinais (CELIB), projeto vinculado ao Programa de Extensão em Ensino de Línguas (PRELIN), associado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC) e pertencente ao Departamento de Letras e Artes (DLA). O CELIB tem por objetivo realizar cursos de Libras para a comunidade universitária, para pessoas da cidade de Viçosa e região, promovendo o reconhecimento e a aprendizagem da Libras, auxiliando na inclusão social de pessoas surdas. Ainda, tem o intuito de formação dos futuros professores e profissionais de outras áreas para uma atuação inclusiva, contemplando a área educacional. Além da oferta de cursos de extensão de 60h semestrais, voltados para o ensino e aprendizagem da Libras como segunda língua (L2), do nível 1 ao nível 5, o projeto realiza minicursos, eventos, oficinas e palestras. Todas as atividades visam à sensibilização da comunidade universitária e da Zona da Mata Mineira acerca dessa língua, desenvolvendo aspectos culturais e linguísticos da comunidade Surda, que são efetivados também em parceria com o projeto PROCULTURA. Além disso, o CELIB prepara os graduandos dos cursos de Licenciatura da UFV por meio de estágios em turmas de diferentes níveis. Atualmente, o CELIB conta com seis turmas subdividas dos níveis 1 a 4, tendo as aulas ministradas de segunda a sábado. Além das aulas regulares, é resultado do CELIB o Clube de Sinalização, que ocorre quinzenalmente, e possibilita maior interação entre surdos de Viçosa com as pessoas ouvintes, fortalecendo a inclusão. Decorrente das ações do CELIB, pode-se concluir que o projeto tem obtido resultados pertinentes, uma vez que a sensibilização sobre a Libras tem se tornado mais ampla e os alunos do CELIB têm atingido uma formação profissional mais inclusiva.
Palavras-chave Libras, ensino de segunda língua, formação de professores
Forma de apresentação..... Oral
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