Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12441

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Ederley Emanuel Souza
Orientador JAIRO ANTONIO DA PAIXAO
Outros membros Jefferson Teixeira de Sousa
Título Boas práticas docentes na formação inicial de professores licenciados em educação física
Resumo Nas últimas décadas, tem sido expressivo o número de estudos voltados a analisar o professor, sua formação e sua prática cotidiana. No entanto, ainda tem se feito necessário ampliar as discussões e reflexões acerca das implicações que se fazem presentes no processo de formação de professores nas instituições de ensino superior no país. A partir das asseverações que envolvem o cenário educacional, o presente estudo, buscou identificar e analisar aspectos relacionados às boas práticas docentes na formação inicial de professores licenciados em Educação Física da Universidade Federal de Viçosa. A pesquisa se caracteriza como um estudo descritivo de cunho qualitativo. O grupo amostral foi composto por docentes atuantes em disciplinas do referido curso. Os resultados obtidos demonstram em linhas gerais que, os professores evidenciaram o reconhecimento de uma hierarquização entre ensino, pesquisa e extensão, na qual a pesquisa se faz presente no âmbito das universidades como aquele pilar que propicia ao professor prestígio e status de produtividade, tal quais mostram as pesquisas que analisam a formação de professores No entanto, cumpre destacar que, em sua totalidade, em diferentes momentos dos depoimentos dos professores entrevistados se fez presente uma preocupação e dedicação com o ensino na formação inicial dos futuros professores licenciados em Educação Física. Somam-se ainda que as boas práticas desenvolvidas pelos professores podem ser compreendidas, tendo em vista ações como a percepção da importância da associação equânime entre ensino, pesquisa e extensão, a manutenção da prática de intervenção atualizada e em constante interface com aspectos políticos e sociais, o planejamento das aulas - como momento de reflexão daquilo que se ensina, somado à valorização do ensino como um dos pilares da universidade, aliado ao compromisso e a responsabilidade efetivadas no cotidiano da docência no ensino superior. Em suma, pode se afirmar que os resultados obtidos mostraram consonância nos aspectos que concorrem para as boas práticas pedagógicas dos professores considerados pelos acadêmicos, o que leva a pressupor se tratar de uma característica comum entre esses professores que vêm contribuindo para situações exitosas vivenciadas pelos estudantes que estabelecem convívio com esses professores nas disciplinas que lecionam.
Palavras-chave Prática pedagógica, professor, Educação Física ensino superior.
Forma de apresentação..... Painel
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