Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12440

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciências Exatas e da Terra
Setor Departamento de Química
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Paula Monik Araujo Soares
Orientador REGINA SIMPLICIO CARVALHO
Título Experimentos laboratoriais: estudos, aplicações e comprovações de teorias
Resumo “Químicas, Físicas e Engenheiras em ação: construindo conhecimento” é um projeto financiado pelo CNPq e conta com a participação de professoras e alunas do Departamento de Química e de Física da UFV e das escolas parceiras. As ciências exatas têm uma carência de público feminino, e o projeto tem o objetivo de despertar o interesse de meninas pela área de ciências exatas, bem como melhorar a aprendizagem e o conhecimento das mesmas sobre ciências. São cinco escolas parceiras, e atuo em duas delas. Como uma das ações do projeto, semanalmente, são recebidas no Laboratório de Pesquisa em Ensino de Química – LPEQ/DEQ/UFV três alunas de cada escola para realizarem atividades experimentais, o que colabora com a aprendizagem das mesmas, visto que elas estudam, aplicam e pesquisam os fenômenos na prática. Para as aulas no laboratório,são elaborados roteiros simplificados referentes aos experimentos a serem estudados. Os roteiros são compostos por introdução, com uma breve abordagem teórica sobre a prática, pelo objetivo, pelos materiais e reagentes, pelo procedimento experimental e por questões instigadoras que auxiliam no aprendizado, estimulando novas cognições e promovendo uma melhor compreensão dos conceitos científicos estudados. Além disso, como as respostas são elaboradas e registradas na forma escrita, propiciam um rico material para análise, reflexão e adequação da didática, quando percebe-se que algum conceito não foi assimilado satisfatoriamente. Nos experimentos são abordados diversos conceitos como, por exemplo, densidade de líquidos e de sólidos, preparo e diluição de soluções, pH, cinética química, etc. Nas práticas sobre densidade foi proposto às alunas que realizassem o experimento da água com a mistura de água e açúcar e a posterior adição de uma bolinha de naftalina. Assim, elas foram capazes de determinar através da observação participante critérios de densidade. Além disso, foram entregues às mesmas blocos de diferentes tipos de madeira para que elas pudessem calcular a densidade através das medidas de massas e das dimensões dos blocos, e também através do volume que os mesmos deslocaram ao serem inseridos em uma proveta com água. Além de responderem as questões propostas, elas criaram algumas perguntas em que questionavam a relação de densidade para outras diferentes misturas, como, por exemplo, água e álcool e água e óleo, bem como a relação de densidade de alguns metais. Para a discussão de tais questões, foi realizada a comparação da densidade das misturas por meio de seus valores tabelados e a explicação de como essa propriedade varia na tabela. Ao final de cada aula, após a discussão do experimento, é entregue às alunas uma biografia sobre alguma cientista preferencialmente brasileira, que é discutida na semana seguinte. Essa estratégia tem o intuito de estimular a carreira científica e enfatizar que as mulheres são capazes e podem ser o que elas quiserem, inclusive cientistas.
Palavras-chave Química, experimentos, escola pública
Forma de apresentação..... Painel
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