Resumo |
Este trabalho partiu da vivência das autoras no cotidiano de trabalho e estágio no Núcleo de Apoio a Programas e Projetos de Extensão - NAPE da Divisão de Extensão da Universidade Federal de Viçosa. O NAPE faz a gestão e acompanhamento da tramitação das atividades de extensão, registradas no Sistema de Registro de Atividades de Extensão - RAEX. O sistema RAEX tem sua estrutura baseada nas diretrizes nacionais da Extensão Universitária. Dessa forma, as atividades são classificadas em Programas, Projetos, Eventos, Cursos, Prestação de Serviços e Atividades Acadêmicas de Extensão Interna e Externa. Para este estudo, considerou-se apenas os Projetos executados nos anos de 2017 e 2018, da área temática Educação. Além dessa, o RAEX contém outras oito áreas temáticas disponíveis para os registros, são elas: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção, Trabalho e a área Multidisciplinar. A escolha da área temática se deu pelo contexto atual de negligência do Estado à educação pública disseminando ao senso comum o distanciamento das Universidades dos problemas sociais. Essa provocação motivou a apuração dessa interação da Universidade, através dos projetos de extensão. Buscou-se com o estudo mensurar essa inserção da extensão no campo educacional. Para o levantamento proposto, foi realizada uma pesquisa na aba de informações públicas do RAEX, buscando apurar o quantitativo de projetos registrados na área temática escolhida, no universo dos projetos registrados no mesmo período em todas as áreas. Os resultados apontaram que no universo de 210 projetos registrados no período analisado, 113 foram cadastrados na área temática Educação, o que representa 54% dos projetos. Considerando as áreas de conhecimentos do CNPq, constante no RAEX, os projetos da área temática Educação estão assim divididos: 10 projetos nas Ciências Agrárias, 33 nas Ciências Biológicas, 12 nas Ciências Exatas e da Terra, 23 nas Ciências Humanas, 23 nas Ciências Sociais e Aplicadas, 1 na área de Engenharia/Tecnologia e 11 na área de Linguística, Letras e Artes. O cenário apontado revelou que os projetos de extensão, objetos deste estudo, estão presentes nas variadas áreas do CNPq, o que demonstra a diversidade de intervenções que buscam, de forma interdisciplinar, expandir a ação educativa além do ambiente universitário. Em que pesem as restrições orçamentárias a que estão submetidas às universidades públicas é fundamental e necessário a defesa de ações de apoio, fortalecimento e ampliação dos projetos extensionistas. As ações de extensão extrapolam os muros da academia e representam a relação direta da Universidade junto à comunidade externa. Conclui-se que os resultados corroboram com a desmistificação das críticas da Universidade improdutiva e alheia aos problemas sociais e endossam a função social das Universidades no fortalecimento e democratização das políticas públicas para a população. |