Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12435

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciências Exatas e da Terra
Setor Departamento de Química
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Maria Gabriela Ferreira de Oliveira
Orientador MARA GARCIA TAVARES
Outros membros MAYURA MARQUES MAGALHAES RUBINGER, Rita de Cássia Balbino Simão, Vitória Moraes de Paula
Título Alimentos como tema contextualizador para a introdução dos conceitos de substâncias e reações químicas em aulas de ciências no oitavo ano do Ensino Fundamental
Resumo Uma dieta equilibrada é importante para a manutenção da saúde, sendo a obesidade e a subnutrição fatores de desenvolvimento de doenças. Este é um problema presente em todas as faixas etárias. A alimentação é um dos temas estudados na disciplina de ciências no 8º ano do Ensino Fundamental (EF). Este tema constitui uma oportunidade de introdução de conceitos químicos um pouco mais cedo no currículo do EF, onde a Biologia predomina até o 8º ano. Este trabalho faz parte do projeto de extensão “Químicas, Físicas e Engenheiras em Ação: Construindo Conhecimento” (CNPq/MCTIC/MEC) e descreve uma sequência didática sobre alimentos preparada para esse ano escolar. A proposta foi aplicada em turmas da Escola Estadual Dr. Raimundo Alves Torres. Após uma breve introdução sobre os diversos nutrientes, com a utilização de tintura de iodo, os alunos testaram a presença de amido em alimentos (batata, quiabo, repolho, cebola, farinha, pão e biscoito). A reação química entre o amido e o iodo gera um complexo de cor azul escura. Nessa oportunidade foram introduzidos conceitos de substâncias e de transformações químicas. Após verificarem a presença de carboidratos nos alimentos, foi discutida a importância desse nutriente e os problemas decorrentes do consumo excessivo de açúcares. Na sequência, realizou-se uma dinâmica onde os alunos receberam uma pirâmide alimentar vazia e um conjunto de imagens de diferentes alimentos que podem fazer parte de uma dieta convencional. Foi solicitado que distribuíssem esses alimentos nos diferentes patamares da pirâmide, de modo a evidenciarem quais alimentos devem ser consumidos com maior frequência e quais devem ser evitados. A atividade foi feita em grupo, como um jogo didático. Houve grande interação entre os alunos, que trocavam ideias para localizarem os alimentos, a fim de concluírem corretamente o desafio. Observou-se que os estudantes gostaram do experimento e da dinâmica. Um teste de conhecimentos foi aplicado antes e outro depois das atividades. No primeiro, 5% dos alunos acertaram o que são vitaminas, 7% o que são proteínas, 23% o que são carboidratos e 46% o que são sais minerais. Após a aula, essas percentagens foram, respectivamente, iguais a 29%, 24%, 45% e 63%, indicando que houve melhora na aprendizagem. Uma das questões pedia para identificarem, em uma lista, os alimentos que continham amido. Esta questão teve 100% de acertos após a atividade. Considerando que esse foi o primeiro contato dos alunos com o tema, ou seja, o assunto ainda não tinha sido trabalhado em sala de aula, concluiu-se que a atividade desenvolvida constituiu uma opção interessante para a introdução do estudo sobre alimentos, seus constituintes e as quantidades necessárias de cada tipo de nutriente em uma alimentação balanceada. Constituiu, ainda, uma oportunidade de realização de um experimento envolvendo um processo químico, preparando-os para a introdução formal da Química na Disciplina de Ciências, que ocorrerá no 9º ano do EF.
Palavras-chave Ensino experimental de ciências, iodo, pirâmide alimentar
Forma de apresentação..... Painel
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