Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12434

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Sociais Aplicadas
Setor Departamento de Economia Doméstica
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Maicon Cézar Lopes da Silva
Orientador MARIA DE LOURDES MATTOS BARRETO
Outros membros Ana Carolina Rena Alves dos Reis, Daiane do Nascimento Bicalho, Naoni Joana Nogueira Cunha, Verônica Aoarecida da Silva
Título PIBID: vivências da prática docente em uma instituição de Educação Infantil do Município de Viçosa-MG
Resumo O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa para aperfeiçoamento e valorização da formação de futuros professores para a educação básica. O objetivo do PIBID é: incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica; aprimorar a formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica; inserir os licenciandos no cotidiano das escolas da rede pública de educação; incentivar as escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros docentes e tornando-os protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério. Alguns dos objetivos específicos pensados para a instituição são estimular os pibidianos a propor e cumprir metas que estejam diretamente relacionadas a melhoria do atendimento a criança, sendo essas: apresentar o PIBID aos profissionais do Centro Municipal de Educação Dr. Januário de Andrade Fontes, localizado na cidade de Viçosa-MG, para que possamos estreitar os laços, sanando dúvidas a respeito da atuação do bolsista; promover a integração entre criança, comunidade escolar e pibidiano, possibiltando a todos conhecer e entender a dinâmica da escola como um todo, e não apenas de modo fragmentado; ampliar o uso de atividades “lúdicas” no ensino da educação infantil, tornando tal prática rotineira e não apenas esporádica; estimular a variedade metodológica ao executar as atividades; elaborar e executar projetos de implementação das áreas de interesse buscando diversificar os locais de aprendizado das crianças; estimular a continuidade do programa através de resultados inovadores, ampliando cada vez mais a busca pelo conhecimento. Após compreendermos melhor o funcionamento da instituição, proporcionamos dinâmicas com os professores e crianças, tento em vista, uma maior interação entre pibidianos e escola. Por meio destas atitudes, observamos um maior envolvimento dos profissionais da educação, criança e bolsista, ocorrendo assim, uma rica troca de experiência para todos os envolvidos no processo educacional da instituição.
Palavras-chave PIBID, formação docente, práticas lúdicas.
Forma de apresentação..... Painel
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