ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Ensino |
Área de conhecimento |
Ciências Humanas e Sociais |
Área temática |
Ciências Sociais Aplicadas |
Setor |
Departamento de Economia Doméstica |
Bolsa |
PIBID |
Conclusão de bolsa |
Não |
Apoio financeiro |
CAPES |
Primeiro autor |
Maicon Cézar Lopes da Silva |
Orientador |
MARIA DE LOURDES MATTOS BARRETO |
Outros membros |
Ana Carolina Rena Alves dos Reis, Daiane do Nascimento Bicalho, Naoni Joana Nogueira Cunha, Verônica Aoarecida da Silva |
Título |
PIBID: vivências da prática docente em uma instituição de Educação Infantil do Município de Viçosa-MG |
Resumo |
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa para aperfeiçoamento e valorização da formação de futuros professores para a educação básica. O objetivo do PIBID é: incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica; aprimorar a formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica; inserir os licenciandos no cotidiano das escolas da rede pública de educação; incentivar as escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros docentes e tornando-os protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério. Alguns dos objetivos específicos pensados para a instituição são estimular os pibidianos a propor e cumprir metas que estejam diretamente relacionadas a melhoria do atendimento a criança, sendo essas: apresentar o PIBID aos profissionais do Centro Municipal de Educação Dr. Januário de Andrade Fontes, localizado na cidade de Viçosa-MG, para que possamos estreitar os laços, sanando dúvidas a respeito da atuação do bolsista; promover a integração entre criança, comunidade escolar e pibidiano, possibiltando a todos conhecer e entender a dinâmica da escola como um todo, e não apenas de modo fragmentado; ampliar o uso de atividades “lúdicas” no ensino da educação infantil, tornando tal prática rotineira e não apenas esporádica; estimular a variedade metodológica ao executar as atividades; elaborar e executar projetos de implementação das áreas de interesse buscando diversificar os locais de aprendizado das crianças; estimular a continuidade do programa através de resultados inovadores, ampliando cada vez mais a busca pelo conhecimento. Após compreendermos melhor o funcionamento da instituição, proporcionamos dinâmicas com os professores e crianças, tento em vista, uma maior interação entre pibidianos e escola. Por meio destas atitudes, observamos um maior envolvimento dos profissionais da educação, criança e bolsista, ocorrendo assim, uma rica troca de experiência para todos os envolvidos no processo educacional da instituição. |
Palavras-chave |
PIBID, formação docente, práticas lúdicas. |
Forma de apresentação..... |
Painel |