Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12433

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciências Exatas e da Terra
Setor Departamento de Química
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Maria Luísa da Silva Santos
Orientador MARA GARCIA TAVARES
Outros membros MAYURA MARQUES MAGALHAES RUBINGER, Rita de Cássia Balbino Simão, Vitória Moraes de Paula
Título Dinâmica utilizando misturas de tintas para o ensino de genética e hereditariedade no ensino fundamental
Resumo Muitas vezes, os conteúdos de ciências são tratados nas escolas apenas de forma expositiva, sem contextualização. Aulas com atividades dinâmicas são importantes para despertar o interesse dos estudantes e favorecer a aprendizagem. Este trabalho faz parte das atividades do projeto de extensão “Químicas, Físicas e Engenheiras em Ação: Construindo Conhecimento”, que conta com apoio do CNPq/MCTIC/MEC. O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma aula interativa sobre o tema “Genética”, de forma interdisciplinar entre a Biologia e a Química. A aula foi aplicada para as turmas de 8° ano da Escola Estadual Dr. Raimundo Alves Torres. Estudar genética é importante, pois, permite entender como se dá a transmissão de características dos pais para os filhos. A hereditariedade foi o tema principal da aula, incluindo os conceitos fenótipo, genótipo, alelos recessivos e dominantes, indivíduos homozigóticos e heterozigóticos. A dinâmica proposta tinha o intuito explicar de uma forma lúdica como e quando vão se manifestar as características determinadas pelos alelos dominantes ou recessivos. A atividade consistiu em fazer misturas de cores branca e vermelha com tinta guache e água. Misturando vermelho com vermelho obtém-se vermelho, branco com branco dá branco e, por último, mistura de vermelho e branco resulta em um vermelho apenas um pouco mais claro. As cores representavam os alelos e, com isso, os alunos conseguiriam identificar qual cor representaria o alelo recessivo (branca) e o dominante (vermelha). A fim de avaliar o aprendizado dos alunos, aplicou-se um questionário de 5 perguntas sobre o tema no início e no final da aula, sendo as 4 primeiras perguntas de múltipla escolha e a última uma frase para completar utilizando palavras fornecidas em uma lista. No pré-teste, a maioria dos estudantes soube responder o que é genótipo (62%) e fenótipo (52%), mas apenas 8 alunos (19%) souberam o que são alelos dominantes e 7 alunos (16,7%) responderam corretamente o que são alelos recessivos. Após a aula, os acertos sobre genótipo e fenótipo tiveram pouca alteração (67% e 52%, respectivamente). Alteração expressiva nos resultados foi observada para os conceitos chaves da dinâmica realizada: 35 alunos (83%) acertaram a resposta sobre alelos dominantes e 22 alunos (52%) a definição de alelo recessivo. Na questão de completar, obteve-se inicialmente 68% de acertos, passando para 76% após a atividade. Considerando esses resultados e a participação dos alunos, que se mostraram interessados e perguntando sobre o assunto na aula, conclui-se que a atividade auxiliou os estudantes a compreenderem o tema e despertou seu interesse.
Palavras-chave Dinâmica, ensino básico, hereditariedade
Forma de apresentação..... Painel
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