Resumo |
Muitas vezes, os conteúdos de ciências são tratados nas escolas apenas de forma expositiva, sem contextualização. Aulas com atividades dinâmicas são importantes para despertar o interesse dos estudantes e favorecer a aprendizagem. Este trabalho faz parte das atividades do projeto de extensão “Químicas, Físicas e Engenheiras em Ação: Construindo Conhecimento”, que conta com apoio do CNPq/MCTIC/MEC. O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma aula interativa sobre o tema “Genética”, de forma interdisciplinar entre a Biologia e a Química. A aula foi aplicada para as turmas de 8° ano da Escola Estadual Dr. Raimundo Alves Torres. Estudar genética é importante, pois, permite entender como se dá a transmissão de características dos pais para os filhos. A hereditariedade foi o tema principal da aula, incluindo os conceitos fenótipo, genótipo, alelos recessivos e dominantes, indivíduos homozigóticos e heterozigóticos. A dinâmica proposta tinha o intuito explicar de uma forma lúdica como e quando vão se manifestar as características determinadas pelos alelos dominantes ou recessivos. A atividade consistiu em fazer misturas de cores branca e vermelha com tinta guache e água. Misturando vermelho com vermelho obtém-se vermelho, branco com branco dá branco e, por último, mistura de vermelho e branco resulta em um vermelho apenas um pouco mais claro. As cores representavam os alelos e, com isso, os alunos conseguiriam identificar qual cor representaria o alelo recessivo (branca) e o dominante (vermelha). A fim de avaliar o aprendizado dos alunos, aplicou-se um questionário de 5 perguntas sobre o tema no início e no final da aula, sendo as 4 primeiras perguntas de múltipla escolha e a última uma frase para completar utilizando palavras fornecidas em uma lista. No pré-teste, a maioria dos estudantes soube responder o que é genótipo (62%) e fenótipo (52%), mas apenas 8 alunos (19%) souberam o que são alelos dominantes e 7 alunos (16,7%) responderam corretamente o que são alelos recessivos. Após a aula, os acertos sobre genótipo e fenótipo tiveram pouca alteração (67% e 52%, respectivamente). Alteração expressiva nos resultados foi observada para os conceitos chaves da dinâmica realizada: 35 alunos (83%) acertaram a resposta sobre alelos dominantes e 22 alunos (52%) a definição de alelo recessivo. Na questão de completar, obteve-se inicialmente 68% de acertos, passando para 76% após a atividade. Considerando esses resultados e a participação dos alunos, que se mostraram interessados e perguntando sobre o assunto na aula, conclui-se que a atividade auxiliou os estudantes a compreenderem o tema e despertou seu interesse. |