Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12431

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Ana Caroline Moreira
Orientador PEDRO PAULO DO PRADO JUNIOR
Outros membros Clara Fernandes de Souza Araújo, Izabella Beatriz Gonzaga
Título CONHECENDO A REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE NO MUNICÍPIO DE VIÇOSA-MG: Relato de experiência da inserção do estudante de enfermagem.
Resumo Descrição: Os serviços de saúde devem ser organizados, de forma a atender a população de maneira eficaz, criando uma lógica das organizações de redes de atenção à saúde (RAS). A RAS é uma forma de organizar o sistema de atenção à saúde que permitam responder, com efetividade, eficiência, segurança, qualidade e equidade, às condições de saúde da população. A implantação das RAS convoca mudanças no modelo de atenção à saúde praticada no SUS e aponta para a necessidade da implantação de novos modelos de atenção às condições agudas e crônicas. Objetivo: Relatar a experiência da inserção dos alunos do primeiro período do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa na rede de atenção à saúde no município. Descrição das principais Ações: Ao cursar a disciplina: Enfermagem, Saúde e Sociedade I, os discentes são aproximados das práticas da profissão e dos cenários de atuação do Enfermeiro, nesse sentido os estudantes são inseridos na RAS do município. Os alunos são divididos em grupos e acompanhados de um docente realizam visitas aos pontos de atenção da rede de saúde. Aqui será descrito a visita realizada ao Centro Estadual de Atendimento Especializado-CEAE, que ocorreu em dia e hora agendada com os profissionais do serviço, tendo duração de quatro horas. Para direcionar os estudantes utilizou-se um roteiro pré-definido, onde os mesmos deveriam identificar o nível de atenção à saúde do serviço, conhecer a prática dos profissionais e conversar com os usuários. Nesse sentido eles deveriam associar os princípios do SUS e o ponto da rede visitado. Após a visita os alunos eram estimulados a construir uma apresentação para os demais estudantes da turma. Optou-se por uma apresentação expositiva com a utilização do Power point, e construção de um filme animado. Resultados: Ao acompanharmos a rotina da unidade observamos as etapas do processo assistencial contextualizando a prática com os princípios do SUS abordados teoricamente. Presenciamos o acolhimento dos usuários, a triagem, encaminhamento ao especialista o qual o paciente foi direcionado pela atenção primária e posteriormente a realização de procedimentos de enfermagem e orientação sobre o tratamento. Fomos inteirados das dificuldades dos processos para aquisição de materiais medico hospitalares como equipamentos e coberturas para curativos e a influência destes para a continuidade dos tratamentos. Observamos a ênfase ao processo de humanização evidenciado pelo vinculo construindo entre a equipe e os pacientes, sendo fator facilitador para contornar eventualidades e também como estimulo a continuidade do tratamento. Conclusão: Fica evidente que o SUS é uma política importante para a construção de um país socialmente justo. A atenção secundária promovida no CEAE de forma integral, universal e equanime, possibilita aos usuários não somente resultados positivos relacionados a doença propriamente dita, bem como o estimulo para o auto cuidado.
Palavras-chave Enfermagem, Ensino em Enfermagem, Rede de Atenção à Saúde.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,67 segundos.