Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12430

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Carolina Souza Pinto
Orientador ELIANA CARLA GOMES DE SOUZA
Outros membros Bruna Paradelo Cardoso, Eduarda de Almeida Candian, Jayne Ribeiro Elias, Joice da Silva Castro
Título Prevalência de Câncer e Fatores Associados em Pacientes em tratamento oncológico de um hospital em Ponte Nova
Resumo O câncer é caracterizado pelo crescimento celular desordenado no organismo, causado por mutações genéticas, onde as células invadem tecidos e órgãos ocasionando transtornos funcionais.Podem surgir em diversos locais no corpo e são diferenciados de acordo com a localização do tumor.A tendência é que a prevalência de câncer aumente cada vez mais,devido a fatores ambientais, fisiológicos, e comportamentais que favorecem a alta exposição a agentes cancerígenos.Deste modo, conhecer a distribuição dos diferentes tipos de câncer na população e o perfil do hábito de vida dos pacientes oncológicos contribuem para estudos epidemiológicos que possibilitam ações em saúde voltadas à prevenção,sugerir hipóteses sobre a associação de determinados fatores e a doença,ainda contribuir na elaboração de estratégias adequadas que visem o cuidado e a melhora da qualidade de vida do paciente.Objetivos: Identificar a prevalência dos diferentes tipos de câncer pacientes oncológicos em um Hospital no município de Ponte Nova, Minas Gerais. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal observacional,com pacientes oncológicos em tratamento no Hospital Nossa Senhora das Dores na cidade de Ponte Nova. Foram entrevistados 82 pacientes (% do sexo x) 1com idade mediana 59,00 anos (IIQ: 50,75 – 68,00) sob tratamento quimioterápico.Foi aplicado um questionário semiestruturado para extrair informações sobre os dados pessoais, histórico clínico e geral dos pacientes e familiares e o perfil do hábito de vida do paciente . Todos os dados obtidos foram digitados em planilhas no software Excel 2007 e as análises dos dados foram feitas pelo software SPSS para possibilitar a caracterização da amostra e identificação das prevalências dos tipos de câncer através de análises descritivas.
Resultados: Em relação à idade o câncer de mama acomete mais as mulheres adultas, no câncer de reto, adultos e idosos em igual proporção e próstata e intestino em idosos. Tabagismo foi mais prevalente no câncer de próstata (75%)e reto (75%), o etilismo também foi mais prevalente no caso de próstata (75%). Todos os pacientes com câncer de mama eram mulheres, reto, 50% em mulheres e intestino, 70% em homens. A obesidade foi constatada em 25% dos pacientes com câncer de próstata. A hipertensão e hipercolesterolemia foram encontradas mais prevalentemente em pacientes com câncer de reto (75%). O diabetes encontrados no câncer de próstata (25%) e reto (25%). A cardiopatia (50%), doença renal (75%), doença celíaca (25%) foram mais prevalentes em pacientes de ca de próstata. Em relação aos hábitos, a adição de açúcar, todas as pacientes com ca de mama o fazem e 10% destas, adicionam sal. Os casos de câncer na família foram mais prevalentes no câncer de mama (85%).
Conclusão: Em suma, após a análise dos dados apresentados, evidenciou – se a correlação da prevalência de câncer a alguns fatores como casos de câncer na família, tabagismo, elitismo, sendo estes o de maior percentual
Palavras-chave Prevalência, câncer, Fatores Associados
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,66 segundos.