Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12424

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciências Sociais Aplicadas
Setor Departamento de Informática
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Luiza Rodrigues Mansur da Silva
Orientador VLADIMIR OLIVEIRA DI IORIO
Título O Eu e o Outro
Resumo O "Eu e o Outro" é uma espécie de ateliê temático que foi ministrado na V Semana Cultural realizada pelo projeto Rede Idiomas da Em Rede - Viçosa, Organização Não Governamental vinculada à Diretoria de Relações Internacionais da Universidade Federal de Viçosa, que teve como tema "A Humanização das Ciências no Mundo". A Semana Cultural tem como objetivo o intercâmbio de saberes culturais a partir da perspectiva de diferentes idiomas, visando estabelecer um vínculo ainda mais efetivo com a multiculturalidade em Viçosa.
Esse ateliê foi pensado e construído com o objetivo de fazer com que os participantes percebessem a importância da organização coletiva em tempos de crise à partir da percepção dos recortes que os atravessam e das relações posicionais as quais se encontram, permitindo que desnaturalizassem as formas de existência vigentes e expandissem suas concepções para maneiras alternativas de viver às que são postas.
O formato escolhido para a abordagem teve as linguagens áudio visual, literária e musical contempladas como metodologias e através de fotojornalismo, poesias, música, a elaboração de um mapa mental e pequenos vídeos documentários. Foi possível imergir as pessoas presentes no ambiente ao estado de reflexão e crítica proposto e presente nas perspectivas e metas vislumbradas no planejamento.
Ao final, uma dinâmica foi sugerida. Ela se baseou na pergunta: "Como é seu mundo ideal?" e os resultados foram rapidamente aparecendo em formas de opiniões, teorias, devaneios e pensamentos que invadiram a atmosfera da sala num tom de interesse, indagação, dúvida, curiosidade e auto confronto, evidenciando o potencial educativo-pedagógico da prática.
A ideia inicial era de aplicar tal vivência numa escola pública da cidade com um formato e metodologia adequado à realidade social da comunidade estudantil que a compõe para abrangê-la, alcançá-la, e garantir condições de adesão à proposta, inserindo uma prática artística na dinâmica e a disposição circular de cadeiras, por exemplo, mas a Semana Cultural ocorreu antes da disponibilidade da escola em questão, fazendo com que houvesse a necessidade de uma reformulação para a aplicação com a comunidade acadêmica.
Dessa forma, esforços estão sendo tomados para que a iniciativa possa permear espaços diversos e promover a consciência sociológica e filosófica direcionada para a necessidade de democratização do espaço público, autonomia dos grupos marginalizados e liberdade de existência.
Palavras-chave Recortes, Coletivo, Perspectivas
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,69 segundos.