| ISSN | 2237-9045 |
|---|---|
| Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
| Nível | Graduação |
| Modalidade | Extensão |
| Área de conhecimento | Ciências Exatas e Tecnológicas |
| Área temática | Ciências Sociais Aplicadas |
| Setor | Departamento de Informática |
| Bolsa | Outros |
| Conclusão de bolsa | Não |
| Primeiro autor | Luiza Rodrigues Mansur da Silva |
| Orientador | VLADIMIR OLIVEIRA DI IORIO |
| Título | O Eu e o Outro |
| Resumo | O "Eu e o Outro" é uma espécie de ateliê temático que foi ministrado na V Semana Cultural realizada pelo projeto Rede Idiomas da Em Rede - Viçosa, Organização Não Governamental vinculada à Diretoria de Relações Internacionais da Universidade Federal de Viçosa, que teve como tema "A Humanização das Ciências no Mundo". A Semana Cultural tem como objetivo o intercâmbio de saberes culturais a partir da perspectiva de diferentes idiomas, visando estabelecer um vínculo ainda mais efetivo com a multiculturalidade em Viçosa. Esse ateliê foi pensado e construído com o objetivo de fazer com que os participantes percebessem a importância da organização coletiva em tempos de crise à partir da percepção dos recortes que os atravessam e das relações posicionais as quais se encontram, permitindo que desnaturalizassem as formas de existência vigentes e expandissem suas concepções para maneiras alternativas de viver às que são postas. O formato escolhido para a abordagem teve as linguagens áudio visual, literária e musical contempladas como metodologias e através de fotojornalismo, poesias, música, a elaboração de um mapa mental e pequenos vídeos documentários. Foi possível imergir as pessoas presentes no ambiente ao estado de reflexão e crítica proposto e presente nas perspectivas e metas vislumbradas no planejamento. Ao final, uma dinâmica foi sugerida. Ela se baseou na pergunta: "Como é seu mundo ideal?" e os resultados foram rapidamente aparecendo em formas de opiniões, teorias, devaneios e pensamentos que invadiram a atmosfera da sala num tom de interesse, indagação, dúvida, curiosidade e auto confronto, evidenciando o potencial educativo-pedagógico da prática. A ideia inicial era de aplicar tal vivência numa escola pública da cidade com um formato e metodologia adequado à realidade social da comunidade estudantil que a compõe para abrangê-la, alcançá-la, e garantir condições de adesão à proposta, inserindo uma prática artística na dinâmica e a disposição circular de cadeiras, por exemplo, mas a Semana Cultural ocorreu antes da disponibilidade da escola em questão, fazendo com que houvesse a necessidade de uma reformulação para a aplicação com a comunidade acadêmica. Dessa forma, esforços estão sendo tomados para que a iniciativa possa permear espaços diversos e promover a consciência sociológica e filosófica direcionada para a necessidade de democratização do espaço público, autonomia dos grupos marginalizados e liberdade de existência. |
| Palavras-chave | Recortes, Coletivo, Perspectivas |
| Forma de apresentação..... | Oral |