Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12423

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Biologia Geral
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Leticia Lourenco Ferreira
Orientador CARLOS FRANKL SPERBER
Outros membros Lucas Ferreira Paiva
Título Grupo de Estudos e Discussão de Aprendizagem em Ecologia – GEDAE
Resumo A criação do Grupo de Estudos e Discussão de Aprendizagem em Ecologia – GEDAE surgiu de uma reunião, para a escolha de um candidato a bolsa de Iniciação Científica em Ensino, no dia 08 de maio de 2019. Reuniram-se 11 estudantes, o proponente deste projeto e o estudante com bolsa vigente, abrangendo estudantes de diversos cursos. Nesta reunião cada estudante expôs os motivos de seu interesse, emergindo o fato de que o número de estudantes interessados em aprendizagem de ecologia é muito maior do que o de bolsas disponíveis. Assim, tivemos a ideia de formarmos um grupo de discussão com reuniões regulares, visando constituir um espaço de estudo e discussão entre estudantes e professores da comunidade acadêmica e extra acadêmica, com foco em detectar e transpor desafios no processo de ensino-aprendizagem de BIO 131 - Ecologia Básica, com ênfase na multiplicidade de aprendizagens, metodologias pedagógicas ativas e cooperativas e desenvolvimento e estímulo de pensamento crítico, além de multiplicar a força de trabalho de nossa pesquisa, e alavancar a produção de comunicações em congresso e manuscritos. Já foram realizadas três reuniões com a pauta “Por que os alunos erram questões?”. A primeira reunião contou com a participação de 11 estudantes e um professor, a segunda reunião teve a participação de dois estudantes e um professor e na terceira reuniram-se quatro estudantes e um professor. Nessas reuniões foram discutidas as hipóteses para responder à pergunta da pauta e como resolver problemas que possam vir a causar o aumento da probabilidade de erro. Discutimos também sobre a dificuldade de identificar as questões mais erradas em prova para que possam ser retomadas em aulas posteriormente, visto que a disciplina contém cerca de 900 alunos por ano e corrigir tantas provas necessita de uma quantidade de tempo além do ideal. Como as provas de BIO 131 são de “V ou F” surgiu a ideia de anexar um gabarito extra à prova, e sugerir aos alunos que acrescentem suas respostas ao questionário que será postado no PVAnet, dessa forma teríamos rapidamente a quantidade de erros por questão. Além disso, nesse gabarito em anexo será acrescentado um tópico: “marque a questão que você considera mais difícil”, com essa informação é possível analisar várias das nossas hipóteses a fim de responder à pergunta: “Por que os alunos erram questões?”. O GEDAE já está registrado no RAEX e um grupo no Whatsapp com os integrantes foi criado com o intuito de marcar reuniões e facilitar a comunicação. As discussões em grupo tem sido importantes para a identificação e transposição de dificuldades no processo de ensino aprendizagem de ecologia básica e tem se mostrado um importante catalizador de ideias que buscam viabilizar não só a realização de experimentos científicos para apontar metodologias de ensino aprendizagem mais efetivas, mas também que tornam mais próximo o oferecimento de ensino de alta qualidade (justo, inclusivo, instigante e crítico) para uma disciplina de massa.
Palavras-chave Ecologia, Ensino, Aprendizagem
Forma de apresentação..... Painel
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