Resumo |
A criação do Grupo de Estudos e Discussão de Aprendizagem em Ecologia – GEDAE surgiu de uma reunião, para a escolha de um candidato a bolsa de Iniciação Científica em Ensino, no dia 08 de maio de 2019. Reuniram-se 11 estudantes, o proponente deste projeto e o estudante com bolsa vigente, abrangendo estudantes de diversos cursos. Nesta reunião cada estudante expôs os motivos de seu interesse, emergindo o fato de que o número de estudantes interessados em aprendizagem de ecologia é muito maior do que o de bolsas disponíveis. Assim, tivemos a ideia de formarmos um grupo de discussão com reuniões regulares, visando constituir um espaço de estudo e discussão entre estudantes e professores da comunidade acadêmica e extra acadêmica, com foco em detectar e transpor desafios no processo de ensino-aprendizagem de BIO 131 - Ecologia Básica, com ênfase na multiplicidade de aprendizagens, metodologias pedagógicas ativas e cooperativas e desenvolvimento e estímulo de pensamento crítico, além de multiplicar a força de trabalho de nossa pesquisa, e alavancar a produção de comunicações em congresso e manuscritos. Já foram realizadas três reuniões com a pauta “Por que os alunos erram questões?”. A primeira reunião contou com a participação de 11 estudantes e um professor, a segunda reunião teve a participação de dois estudantes e um professor e na terceira reuniram-se quatro estudantes e um professor. Nessas reuniões foram discutidas as hipóteses para responder à pergunta da pauta e como resolver problemas que possam vir a causar o aumento da probabilidade de erro. Discutimos também sobre a dificuldade de identificar as questões mais erradas em prova para que possam ser retomadas em aulas posteriormente, visto que a disciplina contém cerca de 900 alunos por ano e corrigir tantas provas necessita de uma quantidade de tempo além do ideal. Como as provas de BIO 131 são de “V ou F” surgiu a ideia de anexar um gabarito extra à prova, e sugerir aos alunos que acrescentem suas respostas ao questionário que será postado no PVAnet, dessa forma teríamos rapidamente a quantidade de erros por questão. Além disso, nesse gabarito em anexo será acrescentado um tópico: “marque a questão que você considera mais difícil”, com essa informação é possível analisar várias das nossas hipóteses a fim de responder à pergunta: “Por que os alunos erram questões?”. O GEDAE já está registrado no RAEX e um grupo no Whatsapp com os integrantes foi criado com o intuito de marcar reuniões e facilitar a comunicação. As discussões em grupo tem sido importantes para a identificação e transposição de dificuldades no processo de ensino aprendizagem de ecologia básica e tem se mostrado um importante catalizador de ideias que buscam viabilizar não só a realização de experimentos científicos para apontar metodologias de ensino aprendizagem mais efetivas, mas também que tornam mais próximo o oferecimento de ensino de alta qualidade (justo, inclusivo, instigante e crítico) para uma disciplina de massa. |