Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12408

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Biologia Geral
Bolsa PET
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro MEC
Primeiro autor Camila Gargano
Orientador MARA GARCIA TAVARES
Outros membros Alice Cristina de Sampaio e Silva, Enzo Raggio Del Cima, Glauco Luis do Nascimento Martins, Heriane Evangelista da Silva, Isabela Pereira da Silva Bento, Iury Dias de Oliveira, Letícia Carlesso de Paula Sena, Mirelly Jady Fernandes e Silva
Título Visitas educativas: a extensão como mecanismo transformador da relação escola-universidade
Resumo As universidades carregam consigo um compromisso social de transformar a realidade local e, as atividades de extensão podem ajudar a socializar e disponibilizar o conhecimento através da promoção de um diálogo constante com a comunidade e a fomentação de ações socio-educativas que priorizam a superação das desigualdades. Seguindo essa lógica, o presente trabalho descreve uma atividade de extensão realizada pelo Programa de Educação Tutorial da Biologia da Universidade Federal de Viçosa, cujo objetivo foi despertar o interesse dos alunos para a ciência, aproximando-os do ambiente acadêmico e dos recursos de que este dispõe. A atividade foi realizada com alunos do Ensino Médio da Escola Estadual José de Assis Pinto, do município de São Miguel do Anta/MG. Estes alunos fizeram uma visita à UFV para participarem de duas atividades práticas que abordavam os temas: Células e estruturas celulares e diversidade e evolução das plantas, respectivamente. A primeira atividade ocorreu no Laboratório de Biologia Celular do Departamento de Biologia Geral e envolveu a observação de células da mucosa oral (para visualização do formato celular, núcleo e citoplasma), células da epiderme de Tradescantia (para visualização de cloroplastos, parede celular e estômatos) e uma lâmina contendo um esmagamento de células de raiz de cebola (para análise das fases da mitose). Nesta atividade, cada aluno aprendeu e pode manusear um microscópio óptico e fazer suas próprias lâminas. A segunda atividade ocorreu na casa do PET e, os alunos tiveram a oportunidade de coletar espécimes vegetais de diferentes grupos e, com a utilização de estereomicroscópios (lupas), puderam analisar os caracteres morfológicos e reprodutivos que caracterizam e distinguem cada um destes grupos, bem como elaborar hipóteses sobre a ordem evolutiva dos grupos de plantas analisados. A participação ativa dos alunos permitiu a aproximação dos mesmos do método científico, de seus instrumentos e do ambiente acadêmico. Através de um questionário qualitativo aplicado aos alunos, detectou-se que a maioria deles nunca tinha utilizado microscópios e lupas e nem visitado Laboratórios e/ou outros espaços de uma Universidade. Portanto, mais do que a promoção de conhecimentos sobre temas específicos, considera-se que essa visita educativa cumpriu seu papel sócio-educativo e que, na prática, a extensão universitária configura-se como uma ferramenta de transformação social, encurtando as distâncias existentes entre escola-Universidade. A realização dessa visita também proporcionou experiências importantes para a formação acadêmica dos petianos, pois, contribuiu para o desenvolvimento de sua oratória e a postura, preparando-os para o exercício profissional. Ao mesmo tempo, o contato com a realidade dos alunos da referida escola permitiu uma reflexão sobre as diferentes realidades escolares e sobre a apropriação de conhecimentos, o que também contribui para a formação profissional dos petianos.
Palavras-chave socio-educativa, extensão, transformação
Forma de apresentação..... Painel
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