ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Ensino médio |
Modalidade |
Extensão |
Área de conhecimento |
Ciências Agrárias |
Área temática |
Ciências Sociais Aplicadas |
Setor |
Departamento de Engenharia Florestal |
Conclusão de bolsa |
Não |
Primeiro autor |
Clara Coury Correa Rabelo |
Orientador |
ANA MARCIA MACEDO LADEIRA CARVALHO |
Outros membros |
Dandara Paula da Silva Guimarães, Gabriela Marangon Stanciola, Joyce Pio Gregório, Juliana Pinheiro Neves de Souza, Maria Olívia Garcia Werneck, Mariana Vargas de Souza Coelho, Nathane Alves de Melo Imperatori |
Título |
Venda do Box Rural da Florestal Jr. Consultoria UFV |
Resumo |
A Florestal Jr. Consultoria UFV é a Empresa Júnior de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Viçosa. Atua nas quatro grandes áreas das ciências florestais: ambiência, manejo, silvicultura e tecnologia da madeira. Além disso, ela conta com dois núcleos visando suprir demandas do departamento de Engenharia Florestal e da cidade de Viçosa - MG. O Núcleo de Eventos atua realizando capacitações e viagens técnicas; enquanto o Núcleo de Responsabilidade Social-Empresarial (RSE) promove ações que buscam devolver à comunidade de Viçosa e região os benefícios recebidos. Como exemplo de ações podemos citar mutirões de trabalho, promoção de campanhas de agasalho e alimentos, implantação de EcoPontos para coleta e descarte consciente de pilhas e baterias, etc. No primeiro semestre de 2019 realizamos o Box Rural, com o objetivo de divulgar os feirantes da Feira da ASPUV (que ocorre nas quartas-feiras de 17 às 20 horas, na sede social do sindicato dos professores da UFV). Para a confecção do Box foram feitas visitas aos feirantes para saber do interesse deles e realizamos um levantamento do orçamento básico. Cada Box Rural conteve um bolo, duas rosquinhas, uma mexerica, uma banana, um bombom e um ticket que dava direito a dois chopps pilsen de 300ml da Viçosa Bier. Todos os alimentos eram orgânicos e produzidos na região. Os custos por Box ficaram em torno de sete reais. Durante apenas uma semana, os membros de RSE venderam os tickets para estudantes, docentes e amigos, no preço de oito reais - 1 real colocado para margem de risco e compra de saco pardo e chita para embalar e enfeitar a embalagem. As vendas totalizaram 75 unidades. Foram feitas as encomendas, e respeitando os prazos solicitados pelos feirantes, o Box Rural foi entregue para as pessoas após uma semana da venda do ticket. É a segunda vez que o Núcleo de RSE da Florestal Jr. Consultoria UFV realiza essa ação, e percebemos que ela foi muito bem aceita. O grande ponto de melhora nesta segunda vez foi a parceria com a Viçosa Bier, que presenteava o comprador com 2 chopps para serem tomados na Feira da ASPUV; pois isso aumentou o interesse das pessoas em adquirir o Box e acarretou numa presença massiva de estudantes indo pela primeira vez à feira e consumindo outras coisas no espaço. O saldo geral da feira foi muito positivo por ter aumentado o reconhecimento por parte dos estudantes a respeito dos pequenos produtores rurais; divulgado a feira; proporcionado aos estudantes uma nova forma de lazer saudável e seguro; gerado atenção sobre a qualidade da nossa alimentação e os benefícios de consumir produtos orgânicos. |
Palavras-chave |
Box Rural, Responsabilidade Social-Empresarial, Feira ASPUV |
Forma de apresentação..... |
Painel |