Resumo |
O projeto “Onde nascem as frutas?” foi desenvolvido no Laboratório de Desenvolvimento Infantil/DED/UFV com quatorze crianças de 2 a 3 anos de idade. As atividades aconteceram durante o período de maio a setembro de 2018. Esse projeto justificou-se pelo interesse e curiosidades das crianças acerca de algumas plantas frutíferas e em decorrência da grande rejeição das frutas no momento do lanche. A escolha pela temática se deu a partir da importância do trabalho com os elementos da natureza na Educação Infantil, considerando que esses oferecem inúmeras oportunidades de aprendizagem e ampliação da compreensão da criança sobre o mundo social e natural à sua volta. O objetivo geral do projeto foi proporcionar experiências lúdicas que possibilitassem às crianças construírem conhecimentos acerca de algumas plantas frutíferas bem como sobre suas respectivas frutas. Dentre os objetivos específicos destaca-se: possibilitar às crianças acompanhar o crescimento de algumas plantas frutíferas; proporcionar o contato com informações relacionadas as etapas de desenvolvimento de uma planta; viabilizar que conhecessem os elementos fundamentais para o crescimento de uma planta frutífera, tais quais: água, nutrientes e luz solar; possibilitar a construção de conhecimentos acerca da importância das sementes para continuidade da espécie; conhecer variedades de frutas; possibilitar a observação e identificação de algumas plantas frutíferas e incentivar o consumo das frutas. A metodologia adotada foi a utilização de atividades lúdicas contemplando as múltiplas linguagens na educação infantil; excursões e pesquisas sobre a temática. Como resultados, as crianças construíram e ampliaram seus conhecimentos acerca de algumas plantas frutíferas e suas respectivas frutas. Elas plantaram sementes e acompanharam o desenvolvimento e crescimento das plantas, bem como as condições necessárias para que isso acontecesse. Produziram adubo orgânico utilizando cascas das frutas servidas durante o lanche. Visitaram o pomar da UFV, onde observaram e exploraram algumas plantas frutíferas: laranjeira, bananeira, abacateiro, limoeiro e mexeriqueira. Também colheram frutas e as pesaram posteriormente, contribuindo assim para o desenvolvimento de noções matemáticas. Produziram um caderno de receitas, construindo conhecimentos a respeito desse gênero textual além do envolvimento das famílias no projeto. Ouviram histórias que contribuíram para ampliação do vocabulário e compreensão do desenvolvimento das plantas. As crianças formularam e confrontaram hipóteses, fizeram previsões, observaram, levantaram questionamentos, buscaram e compartilharam informações sobre a temática. Observamos que muitas delas comeram algumas frutas que antes rejeitavam. Concluímos que os objetivos propostos foram alcançados ampliando os conhecimentos das crianças sobre as frutas, além de contribuir para o desenvolvimento integral das mesmas. |