Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12390

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Economia Doméstica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor CLEIDE APARECIDA MARTINS DA SILVA
Orientador OLGA MARIA DE ARAUJO SOARES
Outros membros Laisa Medina Silva, Priscila Daniele Ladeira, Rosana MARIA DA SILVA FARIA
Título Onde nascem as frutas
Resumo O projeto “Onde nascem as frutas?” foi desenvolvido no Laboratório de Desenvolvimento Infantil/DED/UFV com quatorze crianças de 2 a 3 anos de idade. As atividades aconteceram durante o período de maio a setembro de 2018. Esse projeto justificou-se pelo interesse e curiosidades das crianças acerca de algumas plantas frutíferas e em decorrência da grande rejeição das frutas no momento do lanche. A escolha pela temática se deu a partir da importância do trabalho com os elementos da natureza na Educação Infantil, considerando que esses oferecem inúmeras oportunidades de aprendizagem e ampliação da compreensão da criança sobre o mundo social e natural à sua volta. O objetivo geral do projeto foi proporcionar experiências lúdicas que possibilitassem às crianças construírem conhecimentos acerca de algumas plantas frutíferas bem como sobre suas respectivas frutas. Dentre os objetivos específicos destaca-se: possibilitar às crianças acompanhar o crescimento de algumas plantas frutíferas; proporcionar o contato com informações relacionadas as etapas de desenvolvimento de uma planta; viabilizar que conhecessem os elementos fundamentais para o crescimento de uma planta frutífera, tais quais: água, nutrientes e luz solar; possibilitar a construção de conhecimentos acerca da importância das sementes para continuidade da espécie; conhecer variedades de frutas; possibilitar a observação e identificação de algumas plantas frutíferas e incentivar o consumo das frutas. A metodologia adotada foi a utilização de atividades lúdicas contemplando as múltiplas linguagens na educação infantil; excursões e pesquisas sobre a temática. Como resultados, as crianças construíram e ampliaram seus conhecimentos acerca de algumas plantas frutíferas e suas respectivas frutas. Elas plantaram sementes e acompanharam o desenvolvimento e crescimento das plantas, bem como as condições necessárias para que isso acontecesse. Produziram adubo orgânico utilizando cascas das frutas servidas durante o lanche. Visitaram o pomar da UFV, onde observaram e exploraram algumas plantas frutíferas: laranjeira, bananeira, abacateiro, limoeiro e mexeriqueira. Também colheram frutas e as pesaram posteriormente, contribuindo assim para o desenvolvimento de noções matemáticas. Produziram um caderno de receitas, construindo conhecimentos a respeito desse gênero textual além do envolvimento das famílias no projeto. Ouviram histórias que contribuíram para ampliação do vocabulário e compreensão do desenvolvimento das plantas. As crianças formularam e confrontaram hipóteses, fizeram previsões, observaram, levantaram questionamentos, buscaram e compartilharam informações sobre a temática. Observamos que muitas delas comeram algumas frutas que antes rejeitavam. Concluímos que os objetivos propostos foram alcançados ampliando os conhecimentos das crianças sobre as frutas, além de contribuir para o desenvolvimento integral das mesmas.
Palavras-chave frutas, educação infantil, ensino
Forma de apresentação..... Oral
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