Resumo |
Introdução: O câncer possui múltiplos fatores envolvidos em sua etiologia, e configura-se como um importante problema de saúde pública pela sua elevada morbimortalidade. Dentre os cânceres mais incidentes no Brasil, destacam-se o de mama, próstata, cólon/reto, pulmão, colo de útero, pele e boca. A fim de disseminar conhecimentos em relação à prevenção e sinais de alerta dos principais tipos de câncer, a Liga Acadêmica de Oncologia - KARKINOS, utilizou-se do lúdico para realizar uma roda de conversa com indivíduos atendidos num centro de referência secundário, sendo a mesma intitulada: “É legal ou não é legal? Informações sobre os cânceres mais comuns no Brasil”. Objetivo: Relatar a experiência da realização de uma roda de conversa sobre prevenção e sinais de alerta dos principais tipos de câncer num centro de referência secundário. Descrição das principais ações: estudo descritivo, caracterizando-se como relato de experiência. O mesmo versa sobre o uso do lúdico em um grupo educativo, cujas ações se centraram no diálogo e participação dos envolvidos. A atividade ocorreu em maio de 2019, e foi dividida em três momentos: inicialmente houve uma dinâmica para apresentação dos participantes, na qual foram distribuídas sementes de girassol. Cada participante deveria “semear” a semente no outro, se apresentando e falando uma palavra positiva ou desejando algo bom ao colega. Em seguida, foram abordados os fatores de risco e os fatores protetores do câncer, como tabagismo, exposição ao sol, alimentação rica em gorduras e pobre em vegetais, agrotóxicos, atividade física, dentre outros, sob a forma de afirmativas para as quais os participantes deveriam, espontaneamente, levantar plaquinhas com sinais de “É legal” e “Não é legal”, a partir do qual se instituía um debate e reflexões. Por fim, ocorreu a apresentação dos sinais de alerta dos cânceres mais incidentes do Brasil e formas de rastreamento, através do uso de imagens impressas. Resultados: a atividade contou com 14 participantes mais a equipe interdisciplinar. Houve participação ativa dos envolvidos, e as dúvidas concernentes ao câncer, advindas do senso comum, foram dialogadas e elucidadas. Vale ressaltar que a utilização do lúdico potencializou a atividade, visto que o mesmo é uma estratégia atraente de educação em saúde, possibilitando uma explanação clara e mais participativa na abordagem da temática. Ademais, por se tratar de uma atividade dialógica, pautada na horizontalidade, os participantes se sentiram livres para fazer suas colocações e sanar suas dúvidas. Conclusão: sugere-se a realização de mais atividades como a presente para que haja uma aproximação da linguagem popular e científica, principalmente ao abordar um tema ladeado de estigmas como o câncer. Assim, além da consolidação da extensão como função social da Universidade, haverá a propagação dos conhecimentos sobre a Oncologia tanto para os imperitos, quanto para os profissionais de saúde. |