Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12370

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Educação
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Gisele Oliveira Guimarães
Orientador ROSA CRISTINA PORCARO
Outros membros ANDREIA QUEIROZ RIBEIRO, RODRIGO FERNANDO DA SILVA LOPES
Título A EJA com idosos: um estímulo à autonomia
Resumo Devido ao aumento da expectativa de vida dos brasileiros, o envelhecimento da população é uma realidade vivenciada. Neste sentido, a UFV, juntamente com a Prefeitura Municipal de Viçosa, por meio do Programa Municipal da Terceira Idade(PMTI), oferecem diversas atividades que visam a promoção do Envelhecimento Ativo (EA). O EA é definido pela OMS como o processo de otimização de oportunidades de saúde, participação, aprendizagem ao longo da vida e segurança, de modo a melhorar a qualidade de vida à medida que as pessoas envelhecem. Dentre as diversas atividades desenvolvidas no Programa, a alfabetização da pessoa idosa tem destaque, pois estimula a autonomia e garante a liberdade por meio da aprendizagem. Esse trabalho, planejado e desenvolvido em parceria com o NEAd/UFV (Núcleo de Educação de Adultos da Universidade Federal de Viçosa), tem como objetivo promover a socialização, a autonomia e a liberdade do idoso por meio da alfabetização. Vinculado à Educação de Jovens e Adultos (EJA), tem como fundamentos os ensinamentos de Paulo Freire, utilizando como método para o processo de ensino-aprendizagem, o método silábico. Nesse sentido, as atividades desenvolvidas e aplicadas em sala de aula partem de um tema gerador, que é proveniente do diálogo, do vocabulário, das vivências e do cotidiano dos alunos. Esse Projeto teve início em março de 2018 e conta atualmente com a participação de oito idosos, com idade média de 78 anos, sendo a maioria mulheres viúvas e donas de casa. O desenvolvimento desses alunos tem sido crescente e significativo, dia após dia. Muitos dos que não sabiam ler, já conseguem identificar sílabas e palavras; os que já conseguiam mas o faziam com dificuldade, estão interpretando pequenos textos, resolvendo atividades com propriedade e autonomia, e os que já eram alfabetizados mas que desenvolveram problemas cognitivos na velhice, têm conseguido manter sua qualidade de vida e raciocínio por meio da socialização. Dentre os resultados mais visíveis alcançados até o presente momento, destacam-se o aumento da autoestima, da reflexão, do pensamento crítico, da valorização do Eu e da cultura a qual pertencem, através da leitura e da escrita. Evidenciamos, assim, que a educação da pessoa idosa constitui mais do que um direito reconhecido pelo Estado. Ela deve oferecer aos alunos oportunidades para que eles possam manter sua autonomia, sua liberdade e sua qualidade de vida, de forma a exercerem sua cidadania em plenitude, críticos e ativos no contexto social em que vivem.
Palavras-chave pessoa idosa, autonomia, alfabetização de adultos
Forma de apresentação..... Painel
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