Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12366

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Linguística, Letras e Artes
Setor Departamento de Letras
Bolsa CAPES
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Maria Oliveira Cortes
Orientador ADELCIO DE SOUSA CRUZ
Título O Caráter Insólito da Infância: A constituição da personagem feminina em A Bolsa Amarela, de Lygia Bojunga
Resumo A literatura infantil brasileira encontra-se povoada de personagens femininas, como figuras centrais de narrativas, algumas delas, bem conhecidas. Já na segunda metade do século XX, algumas autoras como Ruth Rocha e Ana Maria Machado criaram personagens femininas de destaque em suas narrativas destinadas ao público infanto-juvenil. O trabalho proposto pretende identificar e caracterizar o estilo literário inicial de Lygia Bojunga Nunes, em A bolsa amarela (1976), uma autora consagrada da literatura infanto-juvenil brasileira desde a década de 1970 e ganhadora de vários prêmios internacionais. Em A bolsa amarela (1976), a personagem Raquel percorre um caminho de descobertas em busca de sua autonomia, passando pelas questões que envolvem a sua constituição enquanto mulher. Deste modo, o narrador personagem é a representação de um sujeito feminino que, ainda em tenra idade, consegue estabelecer um diálogo entre épocas diferentes, apresentando visões diversas das meninas e das mulheres de sua época, ensejando a superação dos seus dilemas através da maioridade, da negação de sua condição submissa enquanto mulher e da escrita. O objetivo deste trabalho, é apresentar, de maneira geral, três aspectos que constituem o enredo de A bolsa amarela: o desejo de ser adulta, de ser um menino e ser uma escritora. Para que esta análise seja possível, toma-se por base os seguintes teórico/as BELL HOOKS (2013), BENJAMIN (1994), MAYA ANGELOU (2012), COELHO (2000), HUNT (2010). Deseja-se que com o aporte destas referências as discussões aqui apresentadas sejam ancoradas em perspectivas de análise literária que abarquem as questões referentes aos estudos de gênero na literatura, bem como as teorias sobre narrativa e literatura infanto-juvenil. Além disso, apresentamos as ideias e os questionamentos inovadores que são transmitidos ao leitor e o modo como está estruturada a narrativa dessa obra literária, ambos aspectos que configuram uma linguagem lúdica, inteligente e não-tradicional para se falar com o universo da infância.
Palavras-chave Palavras-chave: Literatura Infantil, Gênero, Infância.
Forma de apresentação..... Oral
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