Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12365

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Ana Paula Teixeira
Orientador ARTHUR MEUCCI
Título O papel da Educação de Jovens e Adultos - EJA- na construção da narrativa dos idosos da zona rural de Ervália
Resumo O papel da Educação de Jovens e Adultos - EJA- na construção da narrativa dos idosos da zona rural de Ervália.

Primeiro autor : Bolsista Ana Paula Teixeira
Segundo autor: Professor Doutor Arthur Meucci

Projeto estudou a trajetória educacional de 10 idosos provenientes da zona rural e estudantes dos programas de Educação de Jovens e Adultos (EJAs), como o sistema escolar marcou suas construções identitárias e suas lutas por reconhecimento enquanto estudantes. A pesquisa utilizou como método entrevistas semi-estruturadas com os idosos do campo que frequentam os EJAs do município de Ervália - MG. Objetivou-se analisar os discursos sobre suas trajetórias sociais na zona rural para identificar os motivos que levaram estas pessoas a abandonarem os estudos regulares do ensino básico na infância e adolescência, bem como seus interesses em procurar os programas de escolarização das EJAs ao atingirem a terceira idade. O projeto não tipificou os idosos aos 60 anos de idade conforme a lei 10.741/2003, conhecida como Estatuto do Idoso. A classificação ocorreu de acordo com as tipificações do entrevistados, pois as classificações rurais se diferente das urbanas, em função das atividade exercidas e o bem- estar social. O município de Ervália foi escolhido pelo seu vínculo histórico e econômico ligado ao agronegócio, principalmente pela panha anual de café, e por possuir uma parcela significativa da população residindo em zonas rurais. A cidade possui um curso EJA na zona Urbana e três na zona rural nas localidades Godinhos, Ventania e Dom Viçoso. Obtivemos, na análise de discurso, significativa diferença entre os idosos que residem na zona rural e os idosos que passaram a viver na zona urbana, assim como diferenças de gênero e de estrutura física escolar. O abandono do sistema escola, na infância, está ligado a condição de classe e ao trabalho rural, enquanto o retorno escolar é pensado como meio de construção da emancipação social. Esse sistema de ensino proporciona aos estudantes idosos eliminação branda e exclusão social.Utilizou-se como marco teórico de referência os trabalhos sociológicos de Pierre Bourdieu sobre as relações entre exclusão escolar e exclusão social ocorridas fora dos grandes centros urbanos, bem como a gramática moral dos conflitos sociais de Axel Honneth.
Palavras-chave Construção Identitária, Sociologia da Educação, Sociologia Rural.
Forma de apresentação..... Painel
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