ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Ensino |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Ciências Humanas |
Setor | Departamento de Educação |
Conclusão de bolsa | Não |
Primeiro autor | Danielle Schultz |
Orientador | CRISTIANE LOPES ROCHA DE OLIVEIRA |
Outros membros | Aline Aparecida Teixeira da Silva |
Título | Jogos didáticos e o ensino de Ciências: uma proposta de aprendizagem sobre a Biodiversidade |
Resumo | A proposta do lúdico no ambiente escolar consiste em favorecer ao educando uma educação que seja interessante, que possibilita desenvolver sentidos investigativos e criativos. O uso do jogo enquanto ferramenta de ensino-aprendizagem ocorre de forma mútua da função lúdica e a função educativa, ou seja, da diversão com o aprendizado, dando assim o caráter de um jogo didático, quando elaborado com o objetivo de alcançar conteúdos acadêmicos dentro do ambiente escolar. A implementação dos jogos em sala de aula se torna eficaz de forma que abre possibilidades dos docentes em trabalhar de forma criativa, uma vez que instiga várias questões de cunho educacional, e os educandos são provocados a encontrar as possíveis soluções A partir deste pressuposto, esta pesquisa apresenta os jogos didáticos como estratégia pedagógica para o ensino de Ciências, abordando o tema da Biodiversidade aos alunos do 7º ano, dos anos finais do ensino fundamental de um escola pública. Tal tema se justifica, da importância de relacionar o ensino de Ciências com a preservação da natureza, despertando um olhar acerca da sua proteção e a importância do meio ambiente, e ainda, direcionando uma visão crítica e consciente sobre as espécies da fauna e flora ameaçadas de extinção no Bioma da Mata Atlântica. A pesquisa desse trabalho foi de cunho social, descritiva e exploratória, e de caráter qualitativa, e o jogo de tabuleiro intitulado: “Guardiões da Biodiversidade” foi confeccionado com recursos de baixo custo e acessíveis. Para coleta de dados, foi aplicado um questionário antes do jogo e depois do jogo, com análise conteúdo, de forma a identificar a eficiência do jogo didático como ferramenta didática. Constatou- se que é preciso buscar caminhos para uma educação que seja significativa, um ensino de Ciências mais eficiente e promover a construção do conhecimento, onde aprender possa ser algo prazeroso. Pois não se trata apenas de um processo no qual seja de acumulação de saberes, mas sim de mudanças, principalmente, mudanças na forma de pensar. O jogo didático se mostrou como uma alternativa viável, que possibilita as relações afetivas de cooperação e socialização entre educador-educando com o conhecimento, envolvendo um ambiente agradável e motivador que estimule a aprendizagem em várias habilidades cognitivas. |
Palavras-chave | Jogos Didáticos, Ensino de Ciências, Biodiversidade |
Forma de apresentação..... | Painel |