Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12359

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Sociais Aplicadas
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa PIBIC Ensino Médio
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor KAIO HENRIQUE MASSE VIEIRA
Orientador MARCIO LOPES DE OLIVEIRA
Título O uso de “smartphones” e sua influência no processo educativo no ensino médio
Resumo Em um contexto de constante aperfeiçoamento de novas tecnologias, produção industrial em larga escala e consequente popularidade das Tecnologias de Informação e Comunição, diversos estudos a respeito das consequências da exposição excessiva às telas têm sido dirigidos. A American Academy of Pediatrics recomenda que crianças e adolescentes não se submetam a mais de duas horas de tempo de exposição diária. Uma pesquisa conduzida pelo instituto Statista no ano de 2016 revela que o brasileiro passa em média, por dia, 4 horas e 48 minutos no smartphone, sendo o país com a maior média registrada. Os chineses possuem o segundo lugar, com uma média de 3 horas e 3 minutos diária. Esta pesquisa visa conhecer o comportamento de estudantes do ensino médio, a partir da obtenção de informações sobre o tempo de uso semanal dos smartphones de alunos do Colégio de Aplicação da UFV, através de ferramentas responsáveis por mapear as atividades nos dispositivos durante o dia. Todos os participantes possuíam smartphones com os sistemas operacionais Android ou iOS, que apresentam a funcionalidade requerida de maneiras distintas. Para o mapeamento nos dispositivos de sistema Android, foi utilizado o aplicativo Phone Usage Time, da empresa JKFantasy, disponível gratuitamente para download. Já o sistema iOS, disponibiliza funções semelhantes em sua interface padrão. Os estudantes enviaram printscreens(capturas de tela) que informavam o tempo de uso diário, assim como dos 5 aplicativos mais usados durante a semana. Se voluntariaram 51 estudantes, 3 cursavam a 3ª série do ensino médio, 14 cursavam a 2ª e 34 cursavam a 1ª . Os dados foram organizados em tabelas e gráficos com o auxílio do software LibreOffice Calc por meio da estatística descritiva. Observou-se que a média de uso diária foi de 4 horas e 44 minutos. Os aplicativos foram agrupados em categoPlayStorerias, que são fornecidas pelas desenvolvedoras dos mesmos nas lojas de aplicativos AppStore e PlayStore. As principais categorias mais utilizadas são listadas a seguir: Redes Sociais(787 horas, 57 minutos, 50,52%), Foto e Vídeo(165 horas, 15 minutos, 10,60%), Utilidades e Ferramentas(31 horas, 23 minutos, 2,01%), Produtividade(12 horas, 14 minutos, 0,78%) e Esportes(7 horas, 37 minutos, 0,49%). Verificou-se que os estudantes do ensino médio utilizam o smartphone cotidianamente dentro da media de tempo vista no Brasil, média ,que para parâmetros internacionais, se mostrou alta. Os estudantes dentro do extrato de tempo utilizado dedicaram 50,52% a aplicativos voltados a redes sociais o que enseja preocupação por esses dispositivos móveis não estarem sendo muito utilizados para atividades ligadas à sua vida escolar e também pela possível interferência negativa em sua rotina diária.
Palavras-chave Educação, Novas Tecnologias, Ensino
Forma de apresentação..... Painel
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