Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12356

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Ciências Agrárias
Setor Departamento de Engenharia Florestal
Bolsa Rondonista
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros, UFV
Primeiro autor Felipe Matheus de Souza Pereira
Orientador EMILLE ROCHA BERNARDINO DE ALMEIDA PRATA
Outros membros Ananda de Souza Lima Vieira Carvalho, Andressa Rodrigues do Rêgo, Eloisa Aldaline de Sousa, FABIO COELHO SAMPAIO, Felipe Lopes de Souza, Lorena Pereira dos Santos, Maria do Carmo Alves, Tainah Lanzieri de Souza
Título Projeto Rondon Operação Vale do Acre: Meio Ambiente
Resumo O projeto Rondon surgiu pela ideia de levar a juventude universitária a conhecer a realidade do Brasil e exercer a cidadania a partir do contato com outras regiões. A primeira operação foi em 1967, onde 30 universitários e dois professores conheceram a Amazônia. Depois de um tempo ficou inativo, mas foi reativado pelo governo em 2003. Desde então mais de 350.000 jovens foram envolvidos em todas as regiões do país. Os estudantes em conjunto com os professores elaboram diversas atividades, como minicursos, oficinas, resgate cultural, dentre outros, com o objetivo de fazer uma troca mútua de conhecimento com as populações (Ministério da Defesa, 2019).
No mês de julho desse ano ocorrerá a Operação Vale do Acre que contemplará 12 municípios do Estado do Acre. Nesta edição, participarão do programa mais de 250 Rondonistas, dentre professores e alunos universitários de diversas universidades brasileiras. A Universidade Federal de Viçosa ficará responsável pelas áreas de Comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção, e Trabalho, referentes ao Conjunto B, e as Faculdades Pequeno Príncipe do Paraná contemplará o conjunto A, que abordará as áreas de Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde. As duas Instituições formarão a equipe que irá ficar no Município de Tarauacá. Cada conjunto levará uma equipe de 8 estudantes e 2 professores, e estará presente um membro do Exército Brasileiro, formando uma equipe de 21 pessoas por município. O presente trabalho tem o objetivo de apresentar as propostas de atividades para a área do Meio Ambiente, que serão executadas pela equipe da Universidade Federal de Viçosa.
Os professores das Instituições fizeram uma visita no mês de abril ao Município de Tarauacá para levantar informações e montar um diagnóstico posteriormente, para que as atividades sejam focadas nas necessidades reais do local. A partir do diagnóstico é definido a oficina, determinado os objetivos e público alvo. Para o desenvolvimento das atividades, antes de executar as operações, os Rondonistas deverão se capacitar e levantar metodologias para definir a melhor metodologia para o assunto e preparar os materiais didáticos que serão utilizados.
As atividades voltadas para o Meio Ambiente serão executadas com foco em boas práticas de conservação dos recursos naturais e na utilização e reaproveitamento, tanto de resíduos orgânicos, como inorgânicos. Dentre as atividades proposta na Área de Meio Ambiente podemos citar: Práticas Conservacionistas na Agropecuária e Recuperação de Água e Solo; Reaproveitamento de Caixas de Leite; Desafio da Agricultura Familiar; Compostagem; Técnicas de Tratamento da Água; Produção de Papel a partir da Fibra de Banana, dentre outras.
O resultado esperado é o impacto positivo nas vidas das pessoas do Município de Tarauacá e dos Rondonistas. Espera-se muita experiência, conhecimento e lições compartilhadas entre todos.
Palavras-chave Projeto Rondon, Operação Vale de Acre, Cidadania
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,68 segundos.