Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12344

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Sara Luiza Oliveira
Orientador JAIRO ANTONIO DA PAIXAO
Outros membros Altair Oliveira Duarte, Arthur Silva Soares, Róbson Júnior Soares, Rosa Maria Reis
Título A avaliação como suporte no processo de ensino aprendizagem
Resumo O presente relato apresenta aspectos decorrentes da fase de imersão na escola pelos residentes do Programa Residência Pedagógica UFV - Educação Física, Campus Viçosa no Ensino Médio, no período de 18/02/2019 a 20/05/2019. Baseando-se numa perspectiva crítica de ensino, no trato das diversas práticas corporais na escola, cabe à Educação Física levar em consideração seus conceitos, sentidos e significados a serem problematizados nas aulas instigando a autonomia e a reflexão crítica dos alunos. O objetivo do trabalho de intervenção foi propiciar aos educandos a vivência de conteúdos da cultura corporal, levando em consideração aspectos transversais aos mesmos como solidariedade, cooperação e senso coletivo, assim aprimorando a pessoa humana, desenvolvendo seu lado ético e pensamento crítico acerca das práticas trabalhadas e da sociedade que está inserido, respeitando e reconhecendo as características físicas, sociais e sexuais dos envolvidos. Para a sistematização e aprofundamento do conhecimento dos educandos foram desenvolvidas várias ações como conversas iniciais sobre o tema de cada aula; estimulo à participação dos educandos a se expressarem e opinarem sobre os assuntos apresentados; reflexões ao fim de cada aula e a ligação de uma aula com a outra, iniciando-as com a retomada da anterior, dando continuidade ao conteúdo de modo que o aprendizado tenha sentido e significado. No decurso do período das intervenções uma das dificuldades foi determinar em que grau os objetivos educacionais estavam sendo realmente alcançados pelos alunos. A aplicação de avaliações que norteassem o trabalho e detectassem dificuldades e progressos dos estudantes na assimilação dos conteúdos trabalhados foram muito importantes, assim como, diagnosticar os níveis de aprendizagem, preferências, interesses e sugestões. Como forma de avaliar foram empregados nas quatro turmas do ensino médio alguns instrumentos como: avaliação diagnóstica através de questionários, debates, aulas dialogadas com registros, jogos para fixação do conteúdo e avaliação teórica. Na avaliação diagnóstica verificamos que os alguns alunos possuíam conhecimentos prévios sobre o tema trabalhado, outros não. Para isso foram preparadas aulas com informações que suprissem essa defasagem. Já na prática das atividades físicas, verificou-se que a falta de habilidade motora e a pouca vivencia esportiva de alguns gerou desinteresse, dificultando que os objetivos das aulas fossem alcançados. Percebemos ser importante incentivar a prática da atividade física dentro e fora da escola em todos os níveis da Educação resgatando o gosto pela prática esportiva. Na avaliação teórica obteve-se um resultado geral onde 66% dos alunos que realizaram a avaliação tiveram nota acima da média e 34% abaixo. Com esse resultado concluímos que as intervenções pedagógicas tiveram êxito na aproximação dos objetivos propostos contribuindo para elevar e complementar o conhecimento dos alunos sobre os temas trabalhados no bimestre.
Palavras-chave Avaliação, Aprendizagem, Intervenções
Forma de apresentação..... Painel
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