Resumo |
O presente relato apresenta aspectos decorrentes da fase de imersão na escola pelos residentes do Programa Residência Pedagógica UFV - Educação Física, Campus Viçosa no Ensino Médio, no período de 18/02/2019 a 20/05/2019. Baseando-se numa perspectiva crítica de ensino, no trato das diversas práticas corporais na escola, cabe à Educação Física levar em consideração seus conceitos, sentidos e significados a serem problematizados nas aulas instigando a autonomia e a reflexão crítica dos alunos. O objetivo do trabalho de intervenção foi propiciar aos educandos a vivência de conteúdos da cultura corporal, levando em consideração aspectos transversais aos mesmos como solidariedade, cooperação e senso coletivo, assim aprimorando a pessoa humana, desenvolvendo seu lado ético e pensamento crítico acerca das práticas trabalhadas e da sociedade que está inserido, respeitando e reconhecendo as características físicas, sociais e sexuais dos envolvidos. Para a sistematização e aprofundamento do conhecimento dos educandos foram desenvolvidas várias ações como conversas iniciais sobre o tema de cada aula; estimulo à participação dos educandos a se expressarem e opinarem sobre os assuntos apresentados; reflexões ao fim de cada aula e a ligação de uma aula com a outra, iniciando-as com a retomada da anterior, dando continuidade ao conteúdo de modo que o aprendizado tenha sentido e significado. No decurso do período das intervenções uma das dificuldades foi determinar em que grau os objetivos educacionais estavam sendo realmente alcançados pelos alunos. A aplicação de avaliações que norteassem o trabalho e detectassem dificuldades e progressos dos estudantes na assimilação dos conteúdos trabalhados foram muito importantes, assim como, diagnosticar os níveis de aprendizagem, preferências, interesses e sugestões. Como forma de avaliar foram empregados nas quatro turmas do ensino médio alguns instrumentos como: avaliação diagnóstica através de questionários, debates, aulas dialogadas com registros, jogos para fixação do conteúdo e avaliação teórica. Na avaliação diagnóstica verificamos que os alguns alunos possuíam conhecimentos prévios sobre o tema trabalhado, outros não. Para isso foram preparadas aulas com informações que suprissem essa defasagem. Já na prática das atividades físicas, verificou-se que a falta de habilidade motora e a pouca vivencia esportiva de alguns gerou desinteresse, dificultando que os objetivos das aulas fossem alcançados. Percebemos ser importante incentivar a prática da atividade física dentro e fora da escola em todos os níveis da Educação resgatando o gosto pela prática esportiva. Na avaliação teórica obteve-se um resultado geral onde 66% dos alunos que realizaram a avaliação tiveram nota acima da média e 34% abaixo. Com esse resultado concluímos que as intervenções pedagógicas tiveram êxito na aproximação dos objetivos propostos contribuindo para elevar e complementar o conhecimento dos alunos sobre os temas trabalhados no bimestre. |