Outros membros |
Adriane Martins Carneiro, ESTHER GIACOMINI SILVA, Francismara Delfina Marinho da Costa, Jhenyffer Vilela Diogo, Leandro Souza Silva, Liliane da Paixão Alvarenga, Mariani Luzia da Silva Soares, NATALIA RIGUEIRA FERNANDES |
Resumo |
O projeto “Produzindo Brinquedos Educativos com Recursos Alternativos: promovendo a experiências pedagógicas, lúdicas, culturais e artísticas” tem sido desenvolvido por meio de oficinas de produção de brinquedos, utilizando-se de recursos alternativos e de baixo custo, que possam auxiliar no aprendizado da matemática, em particular, e de outros conteúdos previstos para os primeiros anos de escolaridade. As oficinas ocorrem em parceria com a Ludoteca da UFV, que consiste em um laboratório que visa realizar um trabalho voltado para o lúdico. Deste modo, o projeto tem se desenvolvido associado às atividades previstas neste espaço, como atendimento aos domingos, trabalho realizado junto às escolas que fazem visitação ao longo da semana, por meio da Ludoteca itinerante e em outras ações nas quais a equipe é demandada. Neste ano, até o momento, foram realizadas oficinas, tais como produção de peteca com jornais, barbante e papéis de presente reaproveitáveis, em um domingo com crianças que visitaram à Ludoteca; também foi realizada uma oficina para estudantes do curso de Pedagogia da UFV, na qual foi apresentada o projeto, bem como houve confecção de trens utilizando variadas caixas de embalagens, rolos de papel, recortes de papel, tampas de garrafas Pet's; foguetes feitos com recipientes de detergentes e retalhos de papel e; aviões com pregadores de roupa, palitos e também retalhos de E.V.A. Nesta oficina, discutimos com os participantes quais eram os possíveis conteúdos matemáticos que poderiam ser explorados na construção dos referidos brinquedos. Além destas oficinas, como parte das atividades realizadas no “Dia Mundial do Brincar”, promovido pela Pinacoteca da UFV, foi feita a produção dos aviões, adedanhas com folhas de sulfite coloridos e cama de gato com barbantes. A partir dessas ações, foi possível observar que os participantes, sobretudo as crianças, quando se veem diante da produção de seu próprio brinquedo demonstram envolvimento, curiosidade e interesse pela atividade, bem como pelos conteúdos presentes no processo de produção. Metodologicamente, os brinquedos são expostos já em fase de acabamento, cabendo às crianças apenas a sua finalização, de modo a favorecer a produção dos brinquedos em tempo hábil. Outras oficinas já estão previstas para a continuidade do projeto: produção de brinquedos na Semana do Fazendeiro com a comunidade, bem como com as escolas. Acreditamos que o projeto vem atingindo os resultados esperados, inclusive em relação à conscientização das pessoas a respeito da reutilização de materiais que, muitas vezes, são considerados lixos e que nem sempre são descartados corretamente na natureza. Ademais, ele tem possibilitado desenvolver o potencial pedagógico, lúdico, cultural e artístico que podem ser explorados por meio da produção de brinquedos, além de resgatar o uso de brinquedos e brincadeiras que, por vezes, têm se mostrado esquecidos no cenário contemporâneo. |