Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12335

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Educação Física
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Andressa de Paula Castro
Orientador EVELINE TORRES PEREIRA
Outros membros Jaykyson Crisóstomo Cupertino, Lhais Teixeira Reis, Raquel Costa Garcia, Thayana Inácia Soares
Título Evolução no desempenho motor através da aquisição de independência no meio líquido de pessoas com Síndrome de Down.
Resumo INTRODUÇÃO: O Programa de Atividades Físicas Adaptadas (PROAFA), do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Viçosa (UFV), engloba seis projetos de extensão que atendem crianças, adolescentes e adultos com deficiência. Dentre esses o Projeto Interagir, foco desse relato, tem o objetivo de trabalhar os fundamentos básicos da natação, intercalados com atividades lúdicas, para obtenção da independência no meio líquido, através de estímulos cognitivos, físico-motores e de interação social. Pessoas com Síndrome de Down apresentam hipotonia muscular com reflexos no desenvolvimento da fala (dificuldade na comunicação social) e no desenvolvimento motor.OBJETIVO: relatar a influência da natação no desenvolvimento integral de crianças com Síndrome de Down. RELATO DE EXPERIÊNCIA: No início do primeiro semestre de 2019, foi possível observar que os alunos chegavam introvertidos, esboçando dificuldades em exercer atividades que exigiam movimentos diversificados em ambos os membros ao mesmo tempo, ou que envolviam mais de uma tarefa a ser executada como, flutuar, realizar as pernadas, as braçadas e o controle respiratório. Após um semestre de trabalho, verificamos melhor interação social entre os alunos, o que permitiu melhor adaptabilidade no ambiente aquático, favorecendo o andamento das aulas. Foi constatado também, ganho na consciência dos movimentos corporais, através de pernadas mais eficientes, quantificada através da intensidade e do nível de deslocamento obtido. CONCLUSÃO: As aulas têm proporcionado aos alunos autoconfiança e independência, melhora no tempo de reação, além do fato de que a atividade de natação, por si só, estimula toda a musculatura corporal, com efeito sobre a hipotonia muscular. Contudo, a aquisição de qualidade no desenvolvimento motor advém de atividades físicas que envolvam estímulos específicos, que precisam acontecer de forma frequente, para a manutenção dos resultados até então obtidos. A infrequência nas aulas inviabiliza o progresso, provocando em muitos casos, uma involução nos ganhos obtidos até o dado momento, interferindo no trabalho e no desenvolvimento do aluno.
Palavras-chave Síndrome de Down, Natação, Desenvolvimento. 
Forma de apresentação..... Painel
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