Resumo |
Este é um relato de experiência, ocorrido no âmbito do Programa Residência Pedagógica, o qual vem sendo desenvolvido na Universidade Federal de Viçosa desde de agosto de 2018, nos campi Viçosa e Florestal. Por meio do Núcleo Arte/Pedagogia, composto pelos cursos de graduação em Dança, Pedagogia e Educação Infantil da instituição, é coordenado pelas docentes Dra. Rita Márcia Vaz de Mello, Ms. Márcia Onísia e Dra. Rosana Pimenta, sob supervisão da preceptora Professora Maria Aparecida de Farias Dias, na Escola Municipal Coronel Antônio Silva Bernarbes, a qual fica localizada no município de Viçosa-MG. Este trabalho aponta os possíveis impactos no ensino por meio de atividades propostas e desenvolvidas pela bolsista residente e discute o potencial da Arte na formação de um cidadão que, ao mesmo tempo, é observador e participante ativo no seu processo de formação. Tem como premissa a Arte como promotora do desenvolvimento do sujeito crítico, reflexivo, político e social. Além disso, visa discutir alguns fatores limitadores da experiência que vão desde a falta de materiais adequados à questões estruturais, como também, de ordem emocionais, familiares e que envolvem o conjunto de relações e interações nas quais os sujeitos estão inseridos, buscando contribuir com propostas capazes de efetivar uma educação significativa e integral. O Progama tem abordado também temas culturais tratando das influências da cultura afro-brasileira, a importância da conservação do patrimônio cultural, da valorização da Arte, entre outros aspectos. Ademais, a relevância do indivíduo se conhecer corporalmente e na oportunidade emocionalmente, conhecimento que pode proporcionar o saber lidar consigo mesmo e progresivamente com o outro. Outra inciativa que surgiu a partir do progama foi o projeto “Música no Recreio”, que consistiu em os estudantes escolherem músicas para colocar para tocar no recreio, o que o alimenta a identificação das crianças com esse momento coletivo no meio escolar. A ação auxiliou na interação social, na aceitação da diversidade das escolhas e dos gostos, na inclusão de pessoas com deficiência e diminuição de conflito entre os estudantes. As atividades foram adaptadas ao ementário escolar e aos planos de aula dos professores e passou por várias modificações durante todo o periodo a fim de se adequar a realidade e eventualidades da escola. A atuação incluía aula teórica expositiva, aulas práticas e visitas técnicas seguidas de avaliações diversificadas. A proposta é que o estudante não apenas aprenda mas que se apropie do conteúdo e assim a tenha aoportunidade de produzir e se apropriar do conhecimento em Arte. |