Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12319

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Economia Doméstica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Thais Figueiredo da Cruz
Orientador DANIELLA BORGES RIBEIRO
Título Assistência Estudantil No Ensino Superior: Universidade Federal De Viçosa
Resumo Os anos 1990 foram marcados pela ascensão do neoliberalismo, resultando uma expropriação de direitos, principalmente sociais. Essas medidas econômicas viabilizaram principalmente incitar reformas voltadas para demandas do mercado com medidas de privatização dos órgãos estatais e redução dos investimentos públicos nas políticas sociais, dentre essas destaco a política de educação e sua expansão nos últimos anos. Decorre a entrada de capitais privados nas universidades públicas, federais e estaduais, conferindo uma lógica mercantil e de desmonte da educação pública, gratuita e de qualidade garantida por lei. Nesse contexto de expansão do ensino superior, houve um aumento no ingresso das classes subalternizadas nas universidades públicas, pensando nesse pressuposto as políticas de assistência estudantil no ensino superior tem como finalidade gerar mecanismos para que os alunos possam permanecer na universidade e concluir os estudos. Sabendo que o Brasil é um país com altas taxas de desigualdade e mesmo que o estudante vença a barreira de passar por um ensino básico deficitário e ingressar na universidade pública, há fatores externos que não garantem sua permanência na graduação, como sua condição financeira vulnerável no modo de produção capitalista.
O objetivo geral da pesquisa é analisar o impacto das políticas de assistência estudantil para a permanência e conclusão dos estudantes do curso de Serviço Social da Universidade Federal de Viçosa/MG. Analisando a implantação do neoliberalismo no Brasil e a expansão do ensino superior a partir dos anos de 1990, e como isso afeta o estudante de baixa renda a entrar na universidade; Examinando a ampliação de políticas da assistência estudantil; Mapeando a política estudantil implementada na UFV, com ênfase nos auxílios e moradia estudantil; e por fim, identificar na Universidade Federal de Viçosa, mais especificamente no curso de Serviço Social as implicações que essas políticas e programas da assistência estudantil tem na vida dos estudantes. A pesquisa para a realização da resolução ao objetivo geral será feita a partir da utilização de técnicas bibliográficas, como artigos e cartilhas, e coleta de dados por questionário aplicado aos estudantes.
Palavras-chave Políticas Públicas, Expansão do Ensino Superior, Assistência Estudantil
Forma de apresentação..... Painel
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