Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12311

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Mateus de Lana Orlovski
Orientador RODRIGO SIQUEIRA BATISTA
Outros membros Elen Cristina Carvalho Nascimento, Eugênio da Silva, Oswaldo Jesus Rodrigues da Motta
Título Uso da Inteligência Artificial como auxílio à tomada de decisão (bio)ética diante do paciente em cuidados de fim de vida
Resumo Introdução: A tomada de decisão diante do paciente em fim de vida envolve diversas questões, muitas relacionadas aos aspectos técnicos e aos problemas bioéticos enfrentados pelos profissionais da saúde, especialmente ao se considerar a interlocução com o enfermo e com seus familiares. Com base nessas considerações, o escopo da presente comunicação é revisar a literatura acerca da aplicabilidade de sistemas de Inteligência Artificial (IA) para o apoio à tomada de decisão em contextos de fim de vida.
Métodos: Procedeu-se revisão da literatura sobre o tema, utilizando descritores selecionados no conjunto disponível no DeCS (Descritores em Ciências da Saúde), para obtenção das publicações desejadas. Desta feita, realizou-se a busca dos artigos e dos documentos pertinentes, utilizando a base PubMed (U. S. National Library of Medicine) com os seguintes descritores na Língua Inglesa: “Artificial Intelligence”, “Attitude to Death” e “Decision Making”. Os descritores do DeCS foram utilizados em combinação – (1) “Attitude to Death” AND “Decision Making”; (2) “Attitude to Death” AND “Artificial Intelligence” – para a busca no período compreendido de 1º janeiro de 2009 a 31 de dezembro de 2018.
Resultados e Discussão: Foram encontradas 456 e 02 e citações, respectivamente, com as combinações (1) e (2) de descritores. Desse total, selecionaram-se 25 artigos para integrar o presente estudo, utilizando-se como critérios de escolha – a partir da leitura do título e do resumo – (i) a abordagem dos critérios éticos da tomada de decisão diante do paciente em fim de vida e (ii) o uso de apoio computacional para essa deliberação. Nos textos obtidos, os autores sugerem que a existência de um sistema capaz de extrair conhecimento útil de bases de dados históricos, favoreceria os envolvidos, dada a possibilidade de tomada de decisão mais adequada e precisa. Os artigos relatam – especialmente – o uso de sistemas especialistas e de algoritmos de aprendizagem para apoio à tomada de decisão. A orientação obtida junto a um sistema dessa natureza se assemelha a uma consulta a vários profissionais com experiência no tipo de situação em curso. Tal apoio pode ser um importante aliado do profissional da saúde, não apenas para o melhor processo decisório, mas, também, para o mais adequado aconselhamento das famílias. Questões éticas advindas do uso das ferramentas de IA apontam para que se deva considerar não apenas os profissionais envolvidos, mas, principalmente, o enfermo e os familiares – na perspectiva da peculiaridade de cada caso –, respeitando sempre a autonomia do paciente que deverá ser valorizada com maior relevância.
Conclusão: Mais estudos sobre a utilização de IA para auxílio na tomada de decisão bioética precisam ser empreendidos, de modo a tornar tais técnicas computacionais cada vez mais seguras e confiáveis para o auxílio na tomada de decisão nos contextos de cuidados ao fim de vida.
Referências: Poderão ser obtidas com os autores [e-mail: brainniac@ufv.br].
Palavras-chave Bioética, Inteligência Artificial, Tomada de decisão.
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,64 segundos.