Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12308

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade do Estado de Minas Gerais
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Anderson Raimundo Sousa Santos
Orientador Pamela da Rocha Patricio
Outros membros Eduarda do Carmo Almeida, Maria Eduarda Costa da Cruz, Paloma Ceribelli Andrade, Túlio Pereira Lima
Título O lúdico no ensino de citologia
Resumo A citologia é um importante ramo da biologia que estuda a célula. Observa-se uma dificuldade de assimilação desse conteúdo por parte dos alunos de ensino médio. A realização de experimentos como ferramenta pedagógica pode contribuir para a construção de uma aprendizagem significativa da citologia, todavia, a necessidade de uma boa infraestrutura para visualização dos componentes das células nem sempre é uma realidade observada nas escolas. É nesse contexto que o jogo didático ganha espaço como instrumento para a aprendizagem significativa desse conteúdo. O objetivo desse trabalho é a criação de um jogo inédito, com o intuito de ajudar estudantes a compreender quais organelas estão presentes em uma célula animal ou vegetal e também as funções dessas. O recurso didático desenvolvido foi baseado no jogo Pizzaria Maluca da Grow. Com base nele foi construído o “Jogo das Células” cujo kit é constituído por 40 cartas de sorte ou azar, 38 organelas, 3 células animais e 3 células vegetais, 1 peão, 1 dado e um tabuleiro. O jogo foi desenvolvido por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), e aplicado para 30 estudantes do primeiro ano do ensino médio da Escola Estadual Senador Levindo Coelho da rede pública da cidade de Ubá MG. No intuito de avaliar a eficiência do jogo foi utilizado um questionário com 7 questões objetivas antes do jogo e outro após o jogo. Para iniciar o jogo as 38 organelas foram colocadas ao lado do tabuleiro, cada jogador escolheu uma célula (animal ou vegetal) e o peão foi colocado no tabuleiro na casa “Perde Tudo”. O mesmo peão foi utilizado por todos os jogadores. Em sua vez cada jogador lançou o dado e andou o número de casas correspondente no tabuleiro. Se o peão parasse na casa “Ganhe uma organela”, o jogador escolhia uma organela correspondente à sua célula e a colocava em seu mini tabuleiro de célula animal / vegetal. Se o peão parasse em uma casa “Perca uma organela”, o jogador retirava qualquer organela que estivesse em sua célula e a devolvia à mesa. Se o peão parasse na casa “Sorte ou Azar”, o jogador pegava uma carta, lia para todos os jogadores e obedecia a ação que estava escrita, como por exemplo, “Sorte: Sua célula precisa de energia. Ganhe uma mitocôndria!” ou “Azar: Sua célula não completou o ciclo de respiração corretamente. Perca sua mitocôndria!” O jogo terminava quando um jogador conseguia completar sua célula com 5 organelas. O jogo se mostrou eficiente e um facilitador do processo de ensino e aprendizagem da citologia uma vez que todas as questões apresentaram maior porcentagem de acerto após aplicação do jogo. Observou se que após a aplicação do jogo ouve um aumento de 10% de acertos na questão 1, 36,6% na questão 2, 30% na questão 3, 46,6% na questão 4, 63,3% na questão 5, e 33,3% da questão 7. Logo, o uso da atividade lúdica no ensino de biologia foi eficiente para ensinar o conteúdo e também economicamente viável.
Palavras-chave citologia, jogo didático, organelas.
Forma de apresentação..... Oral
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