Resumo |
A citologia é um importante ramo da biologia que estuda a célula. Observa-se uma dificuldade de assimilação desse conteúdo por parte dos alunos de ensino médio. A realização de experimentos como ferramenta pedagógica pode contribuir para a construção de uma aprendizagem significativa da citologia, todavia, a necessidade de uma boa infraestrutura para visualização dos componentes das células nem sempre é uma realidade observada nas escolas. É nesse contexto que o jogo didático ganha espaço como instrumento para a aprendizagem significativa desse conteúdo. O objetivo desse trabalho é a criação de um jogo inédito, com o intuito de ajudar estudantes a compreender quais organelas estão presentes em uma célula animal ou vegetal e também as funções dessas. O recurso didático desenvolvido foi baseado no jogo Pizzaria Maluca da Grow. Com base nele foi construído o “Jogo das Células” cujo kit é constituído por 40 cartas de sorte ou azar, 38 organelas, 3 células animais e 3 células vegetais, 1 peão, 1 dado e um tabuleiro. O jogo foi desenvolvido por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), e aplicado para 30 estudantes do primeiro ano do ensino médio da Escola Estadual Senador Levindo Coelho da rede pública da cidade de Ubá MG. No intuito de avaliar a eficiência do jogo foi utilizado um questionário com 7 questões objetivas antes do jogo e outro após o jogo. Para iniciar o jogo as 38 organelas foram colocadas ao lado do tabuleiro, cada jogador escolheu uma célula (animal ou vegetal) e o peão foi colocado no tabuleiro na casa “Perde Tudo”. O mesmo peão foi utilizado por todos os jogadores. Em sua vez cada jogador lançou o dado e andou o número de casas correspondente no tabuleiro. Se o peão parasse na casa “Ganhe uma organela”, o jogador escolhia uma organela correspondente à sua célula e a colocava em seu mini tabuleiro de célula animal / vegetal. Se o peão parasse em uma casa “Perca uma organela”, o jogador retirava qualquer organela que estivesse em sua célula e a devolvia à mesa. Se o peão parasse na casa “Sorte ou Azar”, o jogador pegava uma carta, lia para todos os jogadores e obedecia a ação que estava escrita, como por exemplo, “Sorte: Sua célula precisa de energia. Ganhe uma mitocôndria!” ou “Azar: Sua célula não completou o ciclo de respiração corretamente. Perca sua mitocôndria!” O jogo terminava quando um jogador conseguia completar sua célula com 5 organelas. O jogo se mostrou eficiente e um facilitador do processo de ensino e aprendizagem da citologia uma vez que todas as questões apresentaram maior porcentagem de acerto após aplicação do jogo. Observou se que após a aplicação do jogo ouve um aumento de 10% de acertos na questão 1, 36,6% na questão 2, 30% na questão 3, 46,6% na questão 4, 63,3% na questão 5, e 33,3% da questão 7. Logo, o uso da atividade lúdica no ensino de biologia foi eficiente para ensinar o conteúdo e também economicamente viável. |