Resumo |
Laboratórios de pesquisa em bioquímica de proteínas desenvolvem em geral um grande número de diferentes atividades e utilizam protocolos experimentais variados. Utilizam, para este fim, grande número de reagentes e materiais de alta qualidade, que são de alto custo e muitos têm tempo de validade curto (seis a doze meses), mas precisam estar disponíveis todo o tempo. O controle dos diferentes protocolos e das quantidades e prazos de vencimento destes reagentes e materiais utilizados torna-se uma tarefa difícil dada a grande variedade de procedimentos e diferentes produtos. Diferentes quantidades de reagente e materiais são utilizados nos protocolos, e faz-se necessário manter um estoque mínimo no laboratório. A organização dos almoxarifados é fundamental, também porquê os reagentes devem ser organizados de acordo com a sua compatibilidade com outros produtos, o que é uma exigência do setor de seguridade das instituições. Assim, a existência de um sistema robusto de organização do laboratório, em especial do almoxarifado para gerenciamento das atividades no Laboratório de Proteômica e Bioquímica de Proteínas (LPBP) do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular (DBB) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) é uma necessidade. A equipe vem trabalhando para implementar um sistema de gerenciamento no LPBP/DBB/UFV para garantir o bom funcionamento das atividades de pesquisa neste ambiente, iniciando pelo almoxarifado. Desta forma, este trabalho tem o objetivo de preparar um programa computacional para gerir a lógica do estoque presente no almoxarifado de um laboratório que utilize reagentes com estas características. Para isto, foi utilizada a linguagem Java na versão 8.2; como ferramenta de interface de desenvolvimento foi utilizado o programa NetBeans (https://netbeans.org/) na versão 8.2; o modelo da base de dados compatível com o banco de dados MySql na versão 5 foi projetado com a ferramenta PowerDesigner na versão 16 (Free trial). Entre diversas aplicabilidades, este sistema de gerenciamento garantirá o controle de datas de vencimento do reagentes, afim de evitar perdas financeiras. Também o número do lote, os nomes de fabricantes e fornecedores serão acompanhados. Este acompanhamento é feito por meio de um rastreio da alocação dos produtos. Funções como cadastro de laboratórios, cadastro de estoques, cadastro de estoque detalhado, cadastro de lotes, cadastro de produtos e de usuários conferem rastreabilidade; a função cadastro de incompatibilidade de reagentes complementa o sistema de gestão, impedindo que produtos incompatíveis sejam armazenados lado a lado, evitando perdas de reagentes e acidentes no laboratório. O sistema é multi-laboratório, sendo capaz de gerenciar mais de um laboratório que utilize as mesmas regras de estoque e armazenamento de reagentes e materiais. Apoio financeiro e técnico: CNPq, FAPEMIG, FINEP, CAPES, NuBioMol/UFV, BIOAGRO/UFV e DBB/UFV) |