Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12291

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciências Exatas e da Terra
Setor Departamento de Química
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Gustavo Henrique da Silva Teixeira
Orientador APARECIDA DE FATIMA ANDRADE DA SILVA
Outros membros LIDIANE MARIA FERRAZ ROSA, Nivaldo Guilherme Martins Silá, Tainara dos Santos Aleixo
Título O Ensino de matemática: um relato de experiência a partir do trabalho dos residentes pedagógicos no Colégio de Aplicação da UFV
Resumo O trabalho em questão trata da experiência dos residentes pedagógicos do Núcleo de Ciências e Matemática da UFV – Viçosa no Colégio de Aplicação da UFV, o CAp-COLUNI. O CAp-COLUNI é colégio de ensino médio, havendo um exame de seleção para o ingresso no mesmo; é, também, amplamente conhecido por ser um colégio de excelência e por disponibilizar um propício ambiente para a atuação de estagiários e, atualmente, de residentes pedagógicos. A Residência Pedagógica, programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, objetiva, em termos gerais, reformular os estágios docentes, propondo maior espaço para a prática com vistas a desenvolver e aprimorar novas práticas didático-pedagógicas, intensificando a relação entre IES e as escolas participantes. E é partindo deste princípio que, com a orientação e supervisão dos professores da área de matemática, atuamos no CAp-COLUNI buscando inovar e aperfeiçoar tanto nossa formação docente como também o processo de aprendizagem que já se mostra tão exitoso na escola. Assim, o objetivo deste trabalho é relatar nossas diversas práticas na escola enquanto residentes pedagógicos; procuramos relatar e refletir sobre nossas ações, buscando na comunidade acadêmica formas de aprimorar nossas práticas profissionais. Nossas ações no colégio contemplam regências, co-regências, tutorias, monitorias e participações em outras atividades; sobre elas, obtivemos dados quantitativos e qualitativos que apresentaremos, a fim de tornar mais clara e evidente o caráter de nossas atuações no colégio. Dos resultados alcançados até aqui, são possíveis citar a adesão dos alunos às atividades de revisão de conteúdos passados, além de cumprir com êxito a função de auxiliar os docentes titulares do colégio, propondo novas metodologias e práticas. Para o residente a experiência de atuar em sala de aula vem auxiliando no aperfeiçoamento da didática. Tendo importante apoio da comunidade escolar, nosso trabalho focou não apenas no conteúdo trabalhado na série em que cada residente atuou, mas buscamos sempre tratar também dos conteúdos trabalhados nas séries anteriores e inclusive no ensino fundamental. Portanto, consideramos nosso trabalho até então bastante exitoso, no sentido de que estamos realizando múltiplas estratégias para promover a aprendizagem pelos alunos, bem como refletindo criticamente acerca de nossas ações a partir de diferentes textos estudados, da área da Didática das Ciências, sob a orientação da coordenadora do Núcleo de Ciências e Matemática, além da elaboração de planejamentos e Seqüências Didáticas Investigativas. Diante desse contexto, tomamos consciência da necessidade constante de refletirmos e aprimorarmos nossas práticas didático-pedagógicas, visando assim o nosso desenvolvimento profissional.
Palavras-chave Residência pedagógica, formação docente, ensino médio
Forma de apresentação..... Oral
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