Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12285

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Educação
Bolsa Ações Afirmativas/CNPq
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Camila Pereira Nepomuceno Bueno Correia
Orientador ALVANIZE VALENTE FERNANDES FERENC
Título Quem quer (vai) ser professor do Ensino Fundamental? A consolidação da escolha profissional por estudantes do curso da Pedagogia.
Resumo O presente trabalho tem como eixo central uma Pesquisa de Iniciação Científica desenvolvida no período 2018 a 2019, que investigou as escolhas dos estudantes em licenciaturas. Averiguou quais as estratégias e mobilizações realizadas para a consolidação desta escolha profissional pela docência e o papel do professor para efetivar o oficio durante o curso. O processar dessa pesquisa suscitou sobre a minha própria trajetória na escolha profissional.Para tanto, ouvimos estudantes dos cursos de licenciatura em Pedagogia, matriculados na Universidade Federal de Viçosa localizada no Estado de Minas Gerais. Neste trabalho, exploramos as características sociais e escolares dos grupos de alunos participantes da pesquisa; a motivação e/ou influência da escolha pela licenciatura; os mecanismos de ensino que os professores utilizam em sala de aula e a existência de relação entre a prática pedagógica do professor e o desejo de ser professor, pois, a escolha do curso dispõe de influências exteriores e não se remete a uma escolha por aptidão, “vocação” ou “dom” pelo curso superior. Foi observado que a escolha pela licenciatura não era a primeira opção, porém, durante a graduação, os estudantes da licenciatura em Pedagogia tiveram experiências agradáveis, como oportunidades em: Pesquisa, Extensão e Ensino que lhe proporcionaram o interesse maior pela área docente. O fato de entendermos as motivações quanto à escolha do curso nos movimentou para compreender, o que os faz permanecer nesse curso. As experiências levam-os a uma construção de elementos que os permite a permanecer na formação docente. Como os estágios supervisionados do curso, espaços que, firmam na escolha pela Pedagogia. Os estágios, possuem uma carga horária teórica e prática, possibilitando a reflexão a inserção no contexto escolar e seus agentes. São orientados pelos professores sobre os aspectos da observação, participação e regência na escola com acesso a ferramentas necessárias para metodizar as ações docentes.Nesta pesquisa, destaca-se os artifícios para consolidação da escolha profissional e as contribuições do Professor Universitário na formação inicial de futuros docentes, de modo a suprir as suas necessidades formativas e se justifica a atualização dessa discussão na formação de professores, orientada pela categoria Pedagogia Universitária. O lócus da pesquisa foi especificamente no Curso de Pedagogia, trazendo elementos que são particulares do curso evidenciados nesta pesquisa. A amostra foi composta por todos estudantes que estão matriculados a partir do 3º período, e foi realizado entrevistas com dois alunos por período.
Palavras-chave Formação de professores, consolidação da escolha profissional, mobilização e estratégias para permanecer no curso.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,63 segundos.