Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12276

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Engenharia/Tecnologia
Setor Departamento de Tecnologia de Alimentos
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Ana Clara de Paula Santos
Orientador RONALDO PEREZ
Outros membros ANDRE PEREIRA ROSA, Baltazar dos Reis magos, Guilherme Hotz Marangon, Lucas Elias Faria, Lucas Henrique Ferreira Guerra, Nathalia Silva Oliveira, Silas Victor Sans Abreu, Vinícius Rodrigues dos Santos Petersen
Título Sistema de monitoramento de biodigestores para geração de energia elétrica On-Grid
Resumo A Zona da Mata é a segunda maior região suinícola de Minas Gerais e que, segundo a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), possui uma produção de cerca de vinte por cento de toda a carne suína no estado. O método de tratamento dos dejetos mais utilizado nas granjas são os biodigestores, que além de tratar os resíduos evitando a contaminação do solo e da água, permitem o aproveitamento do biogás gerado durante o processo digestão anaeróbica. Tal processo tem como subproduto o biofertilizante e o metano (CH4), sendo este último o principal componente do Biogás.
O sistema de geração de energia elétrica On-Grid (conectado à rede) utiliza um motogerador cujo combustível é o metano produzido pelos biodigestores. A energia gerada pode ser utilizada pelo suinocultor em sua granja ou em outra propriedade que tenha o mesmo CNPJ ou CPF cadastrado que a propriedade geradora (autoconsumo remoto). Portanto, a energia excedente produzida pode ser compensada pelo suinocultor em forma de créditos energéticos em contas futuras, segundo Resolução Normativa da ANEEL.
Para o produtor suinícola, não só a produção de energia elétrica é interessante, mas também a eficiência energética com que a mesma é gerada. Muitos fatores podem influenciar a produção, tanto internos como externos ao sistema, principalmente na produção do biogás. Portanto, para se produzir energia de forma eficiente, é necessário conhecer e monitorar tais fatores influentes, como temperatura interna e externa ao biodigestor, características e composição do afluente e do efluente, vazão de dejetos, vazão de biogás produzido, composição do biogás, pressão, entre outros.
Esse monitoramento e armazenamento de variáveis do sistema, relacionados tanto a geração de biogás quanto de energia elétrica coletadas pelo controlador do motogerador, é feito on-line e em tempo real, funcionando de forma ininterrupta. Sendo assim, é possível fazer uma análise dos dados coletados, ajustando parâmetros do sistema quando necessário, para garantir a máxima eficiência na geração de energia elétrica, visando o lucro do suinocultor e também viabilizando cada vez mais a produção de energia elétrica de forma sustentável.
Palavras-chave Eficiência energética, monitoramento, geração distribuída.
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,64 segundos.