Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12270

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Agrárias
Setor Departamento de Economia Rural
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Gustavo Duarte Mota
Orientador ROBERTO MAX PROTIL
Título Utilização de jogos de empresas no treinamento gerencial de grupos de cafeicultores familiares na zona da mata mineira
Resumo Diversos estudos vêm reforçando a importância de meios alternativos às formas tradicionais de ensino. Os jogos de empresas são alguns desses exemplos e caracterizam-se por terem a vivencia como fator determinante para o processo de aprendizagem. Neste sentido, o uso dessas metodologias pode se apresentar como uma possibilidade de promover o desenvolvimento educacional e empreendedor de proprietários rurais. O presente estudo teve como finalidade averiguar a eficácia dos jogos de empresas e do Ciclo de Aprendizagem Vivencial (CAV) no processo de aprendizagem gerencial de cafeicultores familiares das cidades de Piranga e Araponga na Zona da Mata Mineira. Nesta pesquisa foi utilizado o jogo de empresas Empreendedor Rural, num formato de curso de capacitação. Os resultados foram obtidos a partir do método do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), que consiste em coletar e organizar depoimentos, identificar expressões-chave e relacioná-las a uma ideia central e, por fim, sintetizar um discurso que represente uma coletividade. Analisando as ideias centrais presentes nos depoimentos dos participantes do curso, chegou-se aos seguintes resultados: o ambiente dinâmico e interativo (característico de um empreendimento) reproduzido pelo jogo conseguiu torna-lo atrativo para os participantes; a vivencia em grupo, promovida pela divisão dos participantes em equipes, fez com que seus integrantes trocassem conhecimentos, valores e experiências com o intuito de prosperarem em seu negócio fictício, fato que permitiu o desenvolvimento de habilidades interpessoais dos jogadores; os educandos aprenderam conceitos e habilidades de gestão empresarial, principalmente no que diz respeito ao planejamento da produção e ao controle contábil-financeiro; a possibilidade de os participantes fazerem parte de uma cooperativa agropecuária fictícia permitiu a eles adquirirem, também, conhecimentos sobre esse tipo de organização, que é extremamente relevante no meio rural; o jogo Empreendedor Rural conseguiu reproduzir o ambiente da atividade agropecuária familiar de forma que seus participantes o associassem à sua realidade; os recursos disponibilizados pelo curso (materiais e professores/facilitadores) permitiram melhorar o entendimento das regras do jogo e das funções a serem realizadas pelos integrantes das equipes. Assim sendo, a utilização do jogo Empreendedor Rural juntamente com o Ciclo de Aprendizagem Vivencial, nas comunidades rurais familiares das cidades de Araponga e Piranga, mostrou-se um método eficaz no aprendizado de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades gerenciais. Nesse sentido, essa metodologia apresenta-se como uma forma interessante de extensão rural, pois desenvolve competências gerenciais nos produtores familiares, melhorando a gestão de seus empreendimentos e, consequentemente, seus resultados financeiros e qualidade de vida no campo.
Palavras-chave jogos de empresas, capacitação gerencial, extensão rural
Forma de apresentação..... Painel
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