Resumo |
Diversos estudos vêm reforçando a importância de meios alternativos às formas tradicionais de ensino. Os jogos de empresas são alguns desses exemplos e caracterizam-se por terem a vivencia como fator determinante para o processo de aprendizagem. Neste sentido, o uso dessas metodologias pode se apresentar como uma possibilidade de promover o desenvolvimento educacional e empreendedor de proprietários rurais. O presente estudo teve como finalidade averiguar a eficácia dos jogos de empresas e do Ciclo de Aprendizagem Vivencial (CAV) no processo de aprendizagem gerencial de cafeicultores familiares das cidades de Piranga e Araponga na Zona da Mata Mineira. Nesta pesquisa foi utilizado o jogo de empresas Empreendedor Rural, num formato de curso de capacitação. Os resultados foram obtidos a partir do método do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), que consiste em coletar e organizar depoimentos, identificar expressões-chave e relacioná-las a uma ideia central e, por fim, sintetizar um discurso que represente uma coletividade. Analisando as ideias centrais presentes nos depoimentos dos participantes do curso, chegou-se aos seguintes resultados: o ambiente dinâmico e interativo (característico de um empreendimento) reproduzido pelo jogo conseguiu torna-lo atrativo para os participantes; a vivencia em grupo, promovida pela divisão dos participantes em equipes, fez com que seus integrantes trocassem conhecimentos, valores e experiências com o intuito de prosperarem em seu negócio fictício, fato que permitiu o desenvolvimento de habilidades interpessoais dos jogadores; os educandos aprenderam conceitos e habilidades de gestão empresarial, principalmente no que diz respeito ao planejamento da produção e ao controle contábil-financeiro; a possibilidade de os participantes fazerem parte de uma cooperativa agropecuária fictícia permitiu a eles adquirirem, também, conhecimentos sobre esse tipo de organização, que é extremamente relevante no meio rural; o jogo Empreendedor Rural conseguiu reproduzir o ambiente da atividade agropecuária familiar de forma que seus participantes o associassem à sua realidade; os recursos disponibilizados pelo curso (materiais e professores/facilitadores) permitiram melhorar o entendimento das regras do jogo e das funções a serem realizadas pelos integrantes das equipes. Assim sendo, a utilização do jogo Empreendedor Rural juntamente com o Ciclo de Aprendizagem Vivencial, nas comunidades rurais familiares das cidades de Araponga e Piranga, mostrou-se um método eficaz no aprendizado de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades gerenciais. Nesse sentido, essa metodologia apresenta-se como uma forma interessante de extensão rural, pois desenvolve competências gerenciais nos produtores familiares, melhorando a gestão de seus empreendimentos e, consequentemente, seus resultados financeiros e qualidade de vida no campo. |