Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12267

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Linguística, Letras e Artes
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Alícia Durães de Faria
Orientador SILVANA MARCHESANI
Outros membros GABRIELA DA SILVA PIRES, Gabriely Rosa Caetano, Iane Maria Santos Martins
Título Ensinando gêneros textuais e aprendendo a lecionar
Resumo A edição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) se iniciou em agosto de 2018, na qual os alunos de Letras começaram os trabalhos com a Língua Portuguesa no Colégio de Aplicação - Coluni da UFV. Dessa forma, o projeto foi desenvolvido, inicialmente, com os alunos da 1ª série do Ensino Médio, onde ocorreu o primeiro contato das participantes com a sala de aula. Portanto, no primeiro período de 2019, após um extenso trabalho de observação e acompanhamento das professoras e dos alunos, a prática da docência iniciou-se, voltada, principalmente, para os gêneros textuais, como a crônica e o conto, para os alunos da 2ª série. Desse modo, o projeto se justifica por permitir que as alunas de licenciatura em Letras aprendam mais sobre a docência, atrelando o conteúdo teórico aprendido na graduação e oferecido pelas supervisoras do Colégio de Aplicação à prática da sala de aula. Além disso, a atuação delas na escola permitiu que a produção textual dos alunos fosse tratada de forma mais personalizada, tendo como consequência uma evolução notável nessa competência linguística dos estudantes. Desse modo, pode-se dizer que os objetivos principais são dar oportunidade às graduandas em Letras de terem contato com a prática docente durante a graduação, trabalhar novas metodologias no ensino de gênero textual e auxiliar a escrita dos alunos de forma mais individualizada. Ademais, tomando como base Freire (1997), foi decidido utilizar uma metodologia relacionada à ideia de educação democrática, na qual, através das orientações da professora regente da turma e com os conteúdos de aula propostos por elas e discutidos com as pibidianas, as aulas seriam elaboradas, ministradas e posteriormente seria criado um ambiente de diálogo com o aluno, chamado de atendimento, onde cada produção textual seria comentada individualmente com os estudantes, dando atenção às dificuldades e facilidades apresentadas por eles. Por fim, após quase um ano de projeto, foi possível notar uma transformação muito grande nos alunos, tanto nas habilidades linguísticas, quanto na percepção diante dos gêneros e seus entrelaçamentos. Ademais, o trabalho com a prosa curta instigou a leitura em alguns estudantes, e, com isso, ficou perceptível um aumento no número de leitores – o que também deixou explícito a relação estreita entre o hábito de ler e a transformação na capacidade de escrita. Por conseguinte, esse projeto está sendo uma forma de construir e aprimorar as capacidades de docência das pibidianas, uma vez que, elas têm a oportunidade de aprender na prática sobre o que e como é ser professor.
Palavras-chave Iniciação à docência, Gêneros textuais, Produção textual
Forma de apresentação..... Painel
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