Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12265

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Ciências Agrárias
Setor Departamento de Engenharia Florestal
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Larissa Pires de Oliveira
Orientador GUMERCINDO SOUZA LIMA
Outros membros Bianca Ingrid Sampaio Henrique, Breno Chaves Santos, Giovanni Junio Menezes Amaral, Lilian Oliveira Silveira, Marcela Silva Aguiar, Mary Mar Isidoro Silva
Título Projeto Escola na Mata: Práticas em Educação e Sensibilização Ambiental na Escola Municipal Almiro Paraíso e Comunidade
Resumo O Projeto Escola na Mata, é desenvolvido pelo Grupo de Educação e Interpretação Ambiental GEIA Mata do Paraíso, na escola municipal Almiro Paraíso, que se localiza na cidade de Viçosa-MG. As atividades do projeto são realizadas durante o período letivo, e contam com a participação de alunos de diversos cursos da UFV. O objetivo principal do projeto é o oferecimento de aulas de educação e interpretação ambiental, além de sensibilizar de forma participativa e integrativa a comunidade como um todo, que inclui estudantes, funcionários, pais e professores. O surgimento do projeto se deu a partir da percepção dos membros do grupo, que atuam na Estação de Pesquisa, Treinamento e Educação Ambiental (EPTEA) Mata do Paraíso, localizada na mesma comunidade que a escola, da necessidade de uma maior aproximação e assistência a comunidade, visto que a região ainda carece de atividades integrativas e de educação ambiental, que busquem integrar a realidade dos que ali vivem com práticas mais sustentáveis. O desenvolvimento do projeto é organizado e planejado pelos membros do GEIA antes do início das aulas, e geralmente possui um tema central a ser abordado com as crianças. No início do ano de 2019, esse tema foi o desenvolvimento das plantas e a importância das florestas, que buscou abordar assuntos como as fases de desenvolvimento, solo, nutrientes, e formação das florestas. A metodologia de abordagem dos temas busca agregar práticas educativas convencionais e participativas, valorizando o saber de cada um. São utilizadas dinâmicas e atividades integrativas, além de visitas a espaços não convencionais, com o objetivo de promover vivências e práticas de aprendizados diferenciadas aos estudantes. Os membros do projeto buscam trabalhar a educação ambiental não como um tipo especial de educação, mas sim como um processo participativo e contínuo de aprendizagem, no qual todos: família, escola e comunidade devem estar envolvidos. Durante todos os anos de desenvolvimento do projeto, que teve início em meados de 2003, o grupo tem se comprometido a participar da construção de agentes transformadores, que buscam transformar a realidade social e ambiental da comunidade em que vivem, além de promover uma aproximação entre a comunidade e a Mata do Paraíso, que é representada pela UFV.
Palavras-chave Educação Ambiental, Escola, Mata do Paraíso
Forma de apresentação..... Painel
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